A Terra da Lua é um lugar mágico e deslumbrante! Perfeito para acampar com os amigos ou em família, curtir a natureza e se aventurar!
A Terra da Lua fica numa Área de Proteção Ambiental (APA), por isso, ao chegar na propriedade, logo percebemos o carinho e o cuidado dos proprietários com o meio ambiente! Moradores há 15 anos do local, Lucah e Sandra iniciaram os trabalhos com turismo recentemente! O objetivo é proporcionar diversão e contato com a natureza sem deixar de preservá-la.
Nós aproveitamos o final de semana da ‘Lua de Sangue’, em que a lua estaria cheia, bem brilhosa e Marte bem próximo à Terra, para conhecermos este lugarzinho especial e que faz jus ao nome: é propício para observação de espetáculos celestes, principalmente fenômenos lunares!
As Atividades na Terra da Lua
Localizada na Serra da Esperança, pertinho de Guarapuava-PR, a propriedade Terra da Lua oferece muitas atividades de aventura, como rapel (45 metros de altura), cascading (rapel na cachoeira), escalada, aquatrekking e trekking, além disso, proporciona momentos relaxantes em meio à natureza.
Lá, o visitante pode tomar banho de rio com águas puras e cristalinas, direto da nascente; tomar banho e fazer cascading na Cachoeira Elo Perdido (30 metros de altura), escondida dentro do cânion; pode descansar na rede embaixo das araucárias, jogar dardo e ping pong.
Já, à noite, a programação inclui sentar em volta da fogueira, fazer dinâmicas de grupo ou jogar conversa fora, ao som de um violão, assar marshmallows, tomar um chocolate quente, um quentão ou um vinho, observar a lua e as estrelas!
A Infraestrutura da Terra da Lua
A Terra da Lua possui uma ‘casa de apoio’, onde ficam os banheiros com chuveiros elétricos (água bem quentinha), sofás e uma cozinha equipada com fogão, geladeira, microondas, panelas e talheres para quem deseja cozinhar, como nós! Levamos miojo, linguiça, queijo e preparamos o nosso jantar! Há uma geladeira com bebidas (água com e sem gás, refrigerantes, sucos de caixinha, cervejas, água de coco, ice tea e energético) à venda; é só anotar o que consumir para pagar no final da hospedagem.
Para quem preferir, são servidas as refeições (café da manhã, almoço e jantar) mediante reserva antecipada e combinando certinho a quantidade de pessoas com o Lucah para estipulação do valor. Nós tomamos um maravilhoso café da manhã de domingo! Tinha um delicioso bolo de fubá, pães caseiros, queijo, presunto, manteiga, geleia, café e leite.
Camping
A Terra da Lua possui duas áreas de camping. Uma área gramada, embaixo das araucárias e perto da ‘casa de apoio’. A outra é chamada Círculo da Lua e fica mais afastada da casa, no caminho que desce para a cachoeira, para quem deseja mais privacidade e ver o céu mais aberto. Essa também tem fogueira, banquinhos de tocos ao redor e uma mesa rústica de madeira.
Nós acampamos perto da casa, pois precisávamos usar a cozinha para o preparo do nosso jantar, ficamos conversando com os proprietários e também porque amamos o cenário: as araucárias, a rede, a fogueira e os banquinhos formavam uma cena linda de filme in the woods!
O que levar
Para o acampamento: barraca, isolante térmico, saco de dormir, lanterna (preferencialmente de cabeça), cobertor ou manta. Todos os nossos equipamentos nós adquirimos na Casa do Pescador, que tem loja física aqui em Guarapuava-PR. Porém, eles enviam para todo o Brasil! Aproveite o DESCONTO de 15% em qualquer compra. Basta imprimir o nosso cupom com o código NOSDOISPORAI, disponível aqui no blog (link: http://www.nosdoisporai.com/tickets-de-descontos/imprima-aqui-os-seus-cupons-descontos/) e apresentá-lo no ato da compra!
Roupas: biquíni, shorts, legging, blusa esportiva com e sem manga, sunga ou bermuda de banho, toalha, roupa para o frio à noite (gorro, cachecol, anorak, fleece, primeira pele, 03 pares de meia, chinelo ou Crocs.
Cuidados pessoais e material de higiene pessoal: protetor solar, repelente (no verão, pois fomos, agora, no inverno e não tinha mosquito). Sempre levamos nossos kits BIO EXTRATUS: shampoo, condicionador, propomel para as áreas ressecadas e lábios e hidratante!
Alimentação: lanches como mix de castanhas, frutas, BANANIKAS para repor as energias e os ingredientes para preparo das refeições. Leve marshmallows e palitos de churrasco para assar na fogueira, vinho e ingredientes para fazer chocolate quente ou quentão.
Quando ir
É melhor se programar para conhecer a Terra da Lua em dias firmes de sol! É um pouco difícil acertar a precisão do tempo, pois a Serra da Esperança tem um microclima. Por exemplo, no final semana que fomos, estava previsto para chover na noite de sábado e na manhã de domingo em Guarapuava, mas na serra não choveu, pelo contrário, o céu estava azul e o sol radiante.
O verão é uma época chuvosa, e mesmo sem chover no dia, o curso do rio pode estar cheio demais para fazer algumas atividades. Informe-se com os proprietários antes de ir quanto à possibilidade de cancelamentos! Já no inverno, os dias são mais firmes, ensolarados, os rios e a cachoeira estão com menor vazão de água e, à noite, as temperaturas baixam para curtir o look e as programações bacanas do frio! Adoramos também o fato de não precisarmos nos incomodar com os mosquitos (haha)! Quanto à temperatura da água, os proprietários falaram que não muda: tanto no verão, quanto no inverno, fica em torno de 11ºC.
Como chegar
Para quem vem do interior do Paraná e Guarapuava sentido Curitiba pela BR-277, passa a PRF e depois de 9 km terá a entrada à direita. A placa indicativa não fica na rodovia e sim perto da porteira do Sítio Três Irmãos. Se você passar direto e chegar ao Posto Atalaia, faça a volta e entre a primeira à esquerda, no KM 312.
Vindo de Curitiba sentido Foz do Iguaçu pela BR-277, a entrada fica exatamente na placa indicativa do KM 312 à esquerda. Geralmente, é combinado um horário com o pessoal da Terra da Lua para encontro no Posto Atalaia (nós fizemos isso). Da BR à propriedade, são apenas 1700 metros de estada de chão.
São preferíveis carros 4×4 devido a uma subidinha um pouco tensa no final do percurso, quase chegando na Terra da Lua. Fomos de C4 e conseguimos passar na segunda tentativa! De qualquer forma, há apoio para os carros que não conseguirem subir a ladeira.
Há a opção de ir com o ônibus da Princesa dos Campos, saindo de Guarapuava, pedindo ao motorista para descer no segundo ponto após a PRF, e caminhando os 1700 metros até a Terra da Lua, aproveitando o lindo percurso. Dá para combinar de o carro ir buscar na rodovia também!
32 km de Guarapuava
282 km de Curitiba
343 km de Londrina
362 km de Foz do Iguaçu
O que achamos da Terra da Lua
A começar pela calorosa recepção, amamos tudo! O lugar é ideal para iniciações em acampamento, por ter um amplo espaço gramado para armar as barracas e, ainda, conta com cozinha, banheiros e chuveiros. É perfeito para camping em família e já queremos retornar com as crianças. Temos certeza que a Vic e o Kalel irão amar! Achamos que a propriedade oferece muitas atividades que aliam lazer, descanso e aventura, e tudo isso com muita conexão com a natureza!
A consciência e o respeito ambiental são prioridades e percebemos o carinho com que o local é preservado, o que termina emanando uma energia muito positiva, paz e tranquilidade! Por falar em good vibes, a Cachoeira Elo Perdido é sensacional! A trilha para chegar até ela é curta e possui partes com cordas que exigem atenção redobrada, mas vale a pena o esforço! Adentrar o cânion e avistar aquela água cristalina, de tom esverdeado, é simplesmente fantástico! Ficamos mais ou menos 2 horas contemplando o cenário. O tempo lá parece outro…passa mais devagar! Em breve, serão construídos 06 chalés e uma tirolesa na propriedade!
LEIA MAIS:
Informações:
Endereço: BR-277, KM 312, Serra da Esperança, Guarapuava-PR
Contatos: Lucah (42) 99987-6865 / Tonho (42) 99969-2149
Day Use R$10,00 / Camping (pernoite) R$20,00
Valores das atividades e pacotes a combinar dependendo do número de pessoas