Salto São Francisco, maior cachoeira do Sul do Brasil

Salto São Francisco, maior cachoeira do Sul do Brasil

WhatsApp Image 2020 02 17 at 18.29.30 1024x671 - Salto São Francisco, maior cachoeira do Sul do Brasil
Salto São Francisco

O Salto São Francisco tem 196 m de altura, sendo a maior cachoeira do Sul e a quinta maior do país!  Fica dentro da área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança, localizada na tríplice fronteira entre Guarapuava, Turvo e Prudentópolis, no Paraná.

PARQUE MUNICIPAL SÃO FRANCISCO DA ESPERANÇA

O parque é administrado pela Prefeitura de Guarapuava e o acesso é gratuito. Há uma recepção para controle de visitantes, com banheiros, estacionamento e lanchonete. O horário de funcionamento do parque: Das 8:00 h às 17:30 h. Você pode, também, fazer um piquenique por lá!

Além do São Francisco, há mais 2 saltos no parque: O Salto dos Cavalheiros, um pouco acima do Salto São Francisco, e uma cachoeira menor, apenas um filete d`água, que fica ao lado da principal e só aparece com o rio cheio.

WhatsApp Image 2020 02 17 at 18.29.29 1 scaled - Salto São Francisco, maior cachoeira do Sul do Brasil
Salto dos Cavalheiros

TRILHA (SUPERIOR) ATÉ O MIRANTE

As cachoeiras podem ser vistas a partir de uma trilha circular de 1,2 km, bem demarcada. O ponto mais importante é o mirante principal do salto São Francisco. Dele se pode ter uma bela vista quase frontal da queda e também do cânion.

WhatsApp Image 2020 02 17 at 18.29.27 1 scaled - Salto São Francisco, maior cachoeira do Sul do Brasil

WhatsApp Image 2020 02 17 at 18.29.41 scaled - Salto São Francisco, maior cachoeira do Sul do Brasil

Seguindo na trilha até a margem do rio onde fica o topo do Salto São Francisco, fica o Salto dos Cavalheiros, cachoeira com aproximadamente 5 m de altura.

TRILHA (INFERIOR) ATÉ A BASE DO SÃO FRANCISCO

A trilha que leva ao poço do Salto São Francisco é de nível moderado a difícil. Levamos cerca de 1:30 h  para descer e 2:00 h para subir de volta.
A trilha começa bem demarcada, em mata aberta com pouca inclinação.  Em seguida, vem a parte de mata fechada, beirando a margem do rio e o caminho é pedregoso. Por isso, muita atenção! O trecho final requer atenção redobrada! A mata é fechada, muita lama, pedras temos que dar algumas escaladas.

WhatsApp Image 2020 02 17 at 18.29.26 scaled - Salto São Francisco, maior cachoeira do Sul do Brasil

WhatsApp Image 2020 02 17 at 18.29.26 1 scaled - Salto São Francisco, maior cachoeira do Sul do Brasil
Essa pequena cachoeira é um excelente ponto de banho para aliviar o calor, quando fazemos a trilha inferior à base do Salto São Francisco

WhatsApp Image 2020 02 17 at 18.29.27 scaled - Salto São Francisco, maior cachoeira do Sul do Brasil

COMO CHEGAR AO SALTO SÃO FRANCISCO

Há 2 estradas que levam ao parque, uma por Prudentópolis e outra por Guarapuava. Recomendamos que você vá por Guarapuava, porque a estrada por Prudentópolis é mais longa e toda de terra, com trechos muito complicados de passar. Já, por Guarapuava, a maior parte do caminho é por estrada asfaltada!

POR PRUDENTÓPOLIS-PR

Por Prudentópolis

Do centro de Prudentópolis são 50 km, dos quais 15 km são de asfalto pela “Rota das Cachoeiras“. Os outros 35 km são de estrada de terra pela Linha Vista Alegre. Alerta: sem chuva, a estrada fica beeeem razoável. Com chuva, haverá áreas com lama e há trechos bem isolados, nem vá!

Por Guarapuava-PR

O acesso é pelo Caminhos de São Francisco. São 50 km também, onde quase todo o trecho é de asfalto, porém a estrada é estreita. Por isso, cuidadooo! Apenas os 6 km finais são de estrada de terra.

A estrada inicia um pouco antes do Jardim Botânico (na BR-277) para quem está chegando à cidade. É o melhor caminho, porém, para quem está em Prudentópolis conhecendo as outras cachoeiras fica muito longe. São 62 km entre as 2 cidades (com 01 pedágio) e mais os 50 km até a cachoeira. Mas vale a pena!

WhatsApp Image 2020 02 17 at 18.29.28 scaled - Salto São Francisco, maior cachoeira do Sul do Brasil

MAIS DICAS SOBRE O SALTO SÃO FRANCISCO

  • Se você pretende descer na parte de baixo da cachoeira, vá cedo. Leva-se cerca de 1:30 h apenas para chegar ao parque. Depois vai precisar de mais 3:30 h/ 4:00 h para descer e subir. Ainda tem a visita ao mirante. Reserve o dia todo para esse passeio.
  • Se for visitar somente a parte superior, dá para fazer um roteiro incluindo outras cachoeiras de Prudentópolis, como Salto São João e Salto Barão do Rio Branco.
  • Antes de ir ao Salto São Francisco, é aconselhável se informar sobre as condições da estrada.
  • Leve na mochila água, lanches, protetor solar e repelente!
  • Há empresas de aventura que, esporadicamente, operam rapel e salto de pêndulo, além de voos de parapente e paramotor!
WhatsApp Image 2020 02 17 at 18.29.42 scaled - Salto São Francisco, maior cachoeira do Sul do Brasil
Nasser já pendulou com a Rope Jump, empresa de São Paulo que está sempre operando a atividade no Salto São Francisco

Não deixe de conhecer também em Prudentópolis:

Não deixe de conhecer em Guarapuava:

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu