A Rota das Cachoeiras de Corupá tem uma grande importância ecológica, pois fica numa das últimas áreas remanescentes de Mata Atlântica de Santa Catarina! Por isso, a ‘BIO EXTRATUS COSMÉTICOS NATURAIS’, uma empresa que ama a natureza e acredita no ecoturismo com responsabilidade, convidou-nos a conhecer este pedaço preservado de floresta tropical.
A Rota das Cachoeiras, como é popularmente conhecida, é na verdade a ‘Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio Fiorentino Battistella’, de propriedade da empresa Mobasa Reflorestamento S.A. A RPPN possui uma área de 1,156,33 hectares, onde podemos apreciar, belas paisagens e uma vegetação exuberante, com várias espécies de plantas e animais endêmicos a raros!
Na região já foram catalogadas mais de 190 espécies de plantas. A última e maior cachoeira da rota é a Salto Grande, com 125 metros de altura.
A rota inclui 14 cachoeiras formadas pelo curso do Rio Novo, ao longo da Trilha Passa Águas de 2.900 metros (totalizando quase 6 km ida e volta).
Como chegar à Rota das Cachoeiras
O Município de Corupá-SC, está localizado à 378 Km de Guarapuava, 123 Km de Blumenau, 140 Km de Curitiba, 210 Km de Florianópolis e 720 Km de Porto Alegre.
É possível chegar a Corupá através da BR-101, vindo do litoral ou da BR-116, vindo de Curitiba. Chegando em Corupá, o acesso pra a Reserva é bem sinalizado com placas. A partir do trevo da cidade, é necessário percorrer 14 km numa estrada de cascalho (bem conservada). Colocamos o endereço “ROTA DAS CACHOEIRAS CORUPÁ-SC” no GPS e ele nos levou corretamente até o trevo com a placa indicativa da rota. Depois, é melhor desligá-lo e seguir somente as placas.
Endereço: Rua Rio Novo Alto, s/n
Como é a Rota
A trilha da Rota das Cachoeiras é de nível moderado, pois a ida é só subida (600 metros de desnível), exigindo algum preparo físico! Nos trechos mais críticos, há escadarias com corrimãos, passarelas, pontes e calçadas de pedras, que facilitam a caminhada. A trilha é muito bem sinalizada e, ao longo da rota, existem diversas placas indicativas sinalizando direção, nome das cachoeiras, distância percorrida, distância restante e outras informações. A trilha Passa Águas leva cerca de 4 horas, ida e volta. Mas este tempo pode variar dependendo do condicionamento físico, do tempo de contemplação e registros fotográficos. Por isso, o acesso à Reserva é feito com horário controlado. Nós voltamos no escuro, precisando utilizar nossas lanternas, e chegamos na recepção da reserva exatamente às 17:30! Ufa! Aprecie o caminho, curta a natureza e quando estiver cansado, lembre-se de que o retorno é mais leve, só descida.
Desde 2009, quando duas mortes foram registradas, os banhos foram proibidos para os visitantes em quase todas as cachoeiras. Apenas na 7ª cachoeira os visitantes estão autorizados a tomar banho, embora existam pessoas que entram nas outras. Mesmo assim, vale muito a pena essa imersão na úmida Mata Atlântica, de belíssima vegetação e inúmeros cantos de pássaros, além, é claro, das lindas cachoeiras.
Informações importantes
**Telefone: (47) 3375-2232 / E-mail: rotacachoeiras92@gmail.com
**A Rota das Cachoeiras funciona todos os dias!
-> INVERNO (abr a out) – 7:30 às 17:30, sendo o último horário para entrada: 14 h.
-> VERÃO (nov a mar) – 7:30 às 18:30, sendo o último horário para entrada: 15 h.
**Valor da taxa de visitação: R$20,00 por pessoa (jun/2018) e crianças até 5 anos são isentas.
OBS: os ingressos NÃO são vendidos na portaria. É possível comprá-los em dois pontos de vendas que ficam na estrada de acesso à reserva: Supermercado Fossile e Camping e Restaurante Rio Novo.
**Recomendamos usar roupas leves, tênis (ou de preferência bota para trilha), levar protetor solar e repelente. Não se esqueça de levar um lanche (frutas, castanhas – Casa dos Cereais) para trilha e muita água.
**Animais domésticos são proibidos na Reserva, assim como o consumo de bebidas alcoólicas.
**A Reserva possui boa infra-estrutura, com estacionamento, banheiros, chuveiros, churrasqueiras e lanchonete.
**A Rota das Cachoeiras é um dos principais atrativos turísticos da região e atrai turistas de várias partes do Brasil e do mundo. Nos finais de semana do verão, a Reserva costuma ficar bem lotada. Portanto, se tiver disponibilidade prefira os dias da semana ao invés dos finais de semana. Fomos num dia lindo de inverno (23/jun/2018) e encontramos poucas pessoas na trilha!
Curiosidades sobre Corupá
Fundada em 1897 por colonizadores alemães, italianos e poloneses, chamou-se inicialmente Hansa Humboldt, em homenagem ao alemão Alexandre Von Humboldt. Em 1958, foi desmembrada de Jaraguá do Sul e conquistou a emancipação política. O nome Corupá, em língua indígena, significa ‘lugar de muitas pedras’.
LEIA TAMBÉM
Sarah Gomes
16 jun 2019Amei esse POST faz tempo que estamos com vontade de fazer esse parque, mas somos gaúchos e é bem longe, somente de férias, mas amei as dicas !
nosdoisporai
5 ago 2019Oi Sarah, muito obrigada! É bem bonito lá, tenho certeza que uma hora vai dar certo 🙂