<h1>Faxinal – PR</h1> A Capital das Cachoeiras e do Turismo de Aventura no norte paranaense!

Faxinal – PR

A Capital das Cachoeiras e do Turismo de Aventura no norte paranaense!

Faxinal: cidade no centro-norte do Paraná a 329 km de Curitiba, 100 km de Londrina e 220 km de Guarapuava.

De pequena e pacata, Faxinal torna-se gigante e agitada quando o assunto é AVENTURA! O turismo é uma atividade que promete colocar a cidade nos holofotes de trilheiros e aventureiros da região, do Brasil e já atrai turistas do mundo inteiro!

20180303 092821 - Faxinal - PR
Chicão II (48 metros)

O slogan “Capital das Cachoeiras e do Turismo de Aventura”

Localizada entre os 2º e 3º Planaltos Paranaenses, a 840 metros de altitude, a região de Faxinal está repleta de acidentes geográficos muito interessantes. Os rios encontram falhas nas rochas e caem de alturas que variam de 2 a 150 metros, formando belíssimas cachoeiras e criando cenários exuberantes. As formações rochosas, as encostas e pedras que formam grutas e fendas, encerram um tesouro de paredões, vales, rica flora e um dos maiores conjuntos de cachoeiras do Paraná, propiciando a prática de esportes como o RAPEL, TREKKING, AQUA TREKKING, BOIA CROSS, TIROLESA RAPELADA, CANIONISMO, entre outros! E para os amantes do ecoturismo radical com quilômetros de distância, as trilhas agrestes, cortadas por rios de águas transparentes, e a natureza intocada suavizam a jornada.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

LEIA MAIS

Salto Rickli

Cachoeira dos Turcos

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

As cachoeiras

São cerca de 100 quedas catalogadas, quase todas em um raio de 10 a 20 km do centro da cidade e acessíveis por trilhas bastante fáceis e curtas. As que visitamos foram: Chicão I (33 m) e Chicão II (42 m) no mesmo curso do rio Bufadeira; Cachoeira da Pedreira (15 m); a pequena Três Barras de apenas 5 m, mas propícia ao lazer; Cachoeira da Fonte (62 m), e os imponentes Salto São Pedro (125 m) e Véu de Noiva (150 m). Devido à virose que eu (Lyla) peguei, não foi possível conhecermos a Gotas de Cristal e a Bromélias que tanto queríamos. Mas Faxinal é, sem dúvidas, um destino ao qual iremos retornar, pois 03 dias não são suficientes para explorar tudo o que a cidade tem a oferecer! #ficadica para quem vier de longe reservar 01 semana para ficar na região!

Chicão I

Fica a 8 km do centro da cidade. De carro, partimos com o nosso guia, Bruno Viesba (Aventur Br), por uma estrada de chão {em ótimas condições} até chegarmos numa pontezinha de madeira, por baixo da qual passa o rio Bufadeira. Dali mesmo já podíamos escutar o barulho da cachoeira. Estacionamos o carro e fomos visualizar a Chicão I de cima! Tiramos algumas fotos escorados numa pedra, como se a queda d’água formasse uma borda infinita com o horizonte; o vale e as plantações de soja amarelinhas deixaram a vista ainda mais encantadora. E o Bruno nos disse que ninguém nunca tinha tirado uma foto ali. Por isso, demos o nome de #PortalproCéu. Do topo à base, são apenas 800 metros de trilha fácil por dentro da mata. De baixo, os 33 m de altura da Chicão I nos convidam a um delicioso banho energizante!

20180303 112629 01 - Faxinal - PR
(Portal pro Céu- Chicão I)
20180303 090233 1 - Faxinal - PR
(Chicão I – 33 m)

Chicão II

Como já mencionamos, no mesmo curso do rio Bufadeira, encontramos a Chicão II. São mais 1000 metros de trilha beirando o rio até chegarmos ao topo da cachoeira. Após contemplarmos uma magnífica vista de 42 m de altura , descemos a trilha um pouco mais perigosa, porque é íngreme, com muitas pedras que podem rolar ‘pirambeira abaixo’. Mas há várias raízes e cordas nas partes mais difíceis. Então, é só prestar atenção, tomar cuidado onde pisa, firmar as botas, e “vai que vai”! Na Chicão II, é possível a prática de RAPEL e TIROLESA RAPELADA. Ainda pode-se visitar uma caverna e mergulhar nas deliciosas águas do poço da cachu.

20180303 093130 e1520457029285 - Faxinal - PR
(Primeiro, paramos no topo da Chicão II, depois descemos a trilha à base)
20180303 101449 01 - Faxinal - PR
(Chicão II – só sentar, apreciar e relaxar)

Cachoeria da Fonte

Pegamos o carro e percorremos mais ou menos 10 km de estrada de chão até chegarmos ao Sítio Santo Antônio, da Dona Silvana e do Sr. Edivaldo. O sítio é famosíssimo não apenas pela cachoeira, mas pelo farto café rural: bolos de fubá e de milho, biscoitos, bolinhos de chuva, geleia de tomate, pães, queijo coalho e doce de leite caseiros, café com leite e sucos de frutas naturais. Turistas de várias regiões do Paraná vão lá só para comprar peças de queijos e geleias. A trilha é muito fácil e curta, sem descidas e subidas. –> (Visita à cachu + café rural = R$10,00).

IMG 20180303 WA0001 - Faxinal - PR
(Café da D. Silvana, servido no Sítio Santo Antônio)
20180303 121123 01 - Faxinal - PR
(Depois de uma cachu e um café rural, deitar na rede é tudo de bom)
G0544685 - Faxinal - PR
(Cachoeira da Fonte – 62 m)
20180303 130628 01 - Faxinal - PR
(Fez chuva, fez sol, e até um arco-íris saiu)

Cachoeira Véu de Noiva

No segundo dia, após aproveitarmos a piscina e o toboágua do Hotel Fazenda Luar de Agosto, onde estávamos hospedados, pegamos o nosso guia no centro de Faxinal, ainda pela manhã, e partimos conhecer a imponente Véu de Noiva, com seus 150 metros de altura. Percorremos 6 km de estrada de chão até a propriedade onde deixamos o carro. A partir dali, foram 30 minutos de caminhada fácil (2o a céu aberto + 10 por dentro da mata). A cachu não tem poço, mas é propícia para banho e tem vários lugares legais para sentar-se embaixo da queda d’água e sentir-se recarregado!

G0704945 - Faxinal - PR
(Véu de Noiva – 150 m)
20180304 121026 01 - Faxinal - PR
(Nossa dica de cuidados com os cabelos e pele pós-cachu: Bio Extratus)

Cachoeira das Três Barras

A cachoeira fica cerca de 20 minutos do centro de Faxinal, dentro do Balneário Raio de Sol, um local para passar o dia em família, com piscinas, toboáguas, churrasqueiras, quiosques, lanchonete e a cachoeira. Pela facilidade de acesso (trilha de 100 m) e altura (5 m), a cachu torna-se um maravilhoso playground para lazer e diversão. Na primeira parte, tem até um escorregador natural (VEJAM NO VÍDEO AO FINAL DA MATÉRIA). Há apenas um chalé para hospedagem, com uma cama de casal e duas beliches, ou seja, dá para acomodar uma família ou um grupo. Como chegar: de carro, pega-se a PR-466 em direção a Ivaiporã. Na placa indicativa do balneário, vira-se à direita, percorre-se uma estrada de paralelepípedos e basta seguir as placas. Valor entrada (day use): R$15,00.

20180304 162242 - Faxinal - PR
(Três Barras – 5 m)
IMG 2030 - Faxinal - PR
(Foto: @turismofaxinal)
20180304 164950 - Faxinal - PR
(Escorregador do Balneário Raio de Sol)
20180304 154418 - Faxinal - PR
(Área de Lazer do Balneário Raio de Sol)
20180304 154518 - Faxinal - PR
(Piscina infantil)
20180304 154523 - Faxinal - PR
(Quiosques com churrasqueiras)
20180304 154139 - Faxinal - PR
(Único chalé para hospedagem)

Cachoeira da Pedreira

É uma cachu artificial de 15 metros, numa antiga pedreira, a 10 minutinhos do centro de Faxinal. A trilha até sua base é muito fácil e curta (uns 500 m). Aproveitamos para fazermos um lanche com as Bananika Chips e tomarmos uma água.

20180303 171212 01 - Faxinal - PR
(Cachoeira da Pedreira – nossa dica de lanchinho: Bananika Chips para repor as energias, sentado de frente a um cachoeira)

Dica de hospedagem: Hotel Fazenda Luar de Agosto

Faxinal, a Capital das Cachoeiras e da Aventura, sabe unir a tranquilidade do mato à adrenalina das atividades radicais, e o Hotel Faz. Luar de Agosto traduz muito bem a simplicidade e a calmaria da roça com doses de aventura! A pousada fica a 6 km do centro de Faxinal e possui uma estrutura única de hospedagem que mistura rusticidade, conforto, sabor da roça e diversão.

Ficamos no Chalé Rústico, uma casinha de madeira no meio do mato, com varanda de frente para dois lagos. Simplesmente um charme! Tem dois quartos, o principal com cama de casal, frigobar, TV ar condicionado, e o outro com uma cama de solteiro. O banheiro tem chuveiro elétrico. O hotel fazenda também dispõe de apartamentos, outros chalés e área de camping.

20180303 074941 - Faxinal - PR
(Recepção e Restaurante – Hotel Fazenda Luar de Agosto)
20180302 171217 - Faxinal - PR
(Vista do Chalé Rústico – Hotel Faz. Luar de Agosto)
G0324425 - Faxinal - PR
(Entardecer no Hotel Fazenda Luar de Agosto – vinho na caneca)
GOPR4204 - Faxinal - PR
(Chalé Rústico – interior)

No Hotel Fazenda Luar de Agosto não tem lugar para o tédio! São muitas opções para todos os gostos: tem uma área de piscina maravilhosa, com areia e quiosques para relaxar e tomar um sol; tem toboágua para quem tem mais coragem e gosta de adrenalina; tem diversas trilhas que nos levam ao banho de argila, ao Mirante da Serra e ao Mirante da Árvore, e, a imperdível trilha ao Salto São Pedro, de 125 metros, que fica dentro da propriedade. Tanto a trilha quanto a cachoeira são surreais de lindas! A gastronomia do hotel é uma atração à parte. Tudo é preparado com muito carinho e os ingredientes escolhidos com muito cuidado pela Regiane e pelo Milton, os proprietários. Eles mesmos cozinham, preparam o queijo de búfala, o pão de queijo com queijo caseiro, sucos naturais de frutas, geleias, sobremesas, mandioca frita, chips de banana-da-terra, bolos e outros quitutes da roça, deixando a hospedagem ainda mais acolhedora e especial!

G0644854 - Faxinal - PR

20180302 180206 01 - Faxinal - PR

G0284276 - Faxinal - PR
(Esta ponte de madeira para observar o Salto São Pedro é um charme! Muito romântica.)
G0234220 - Faxinal - PR
(Atravessamos o Rio São Pedro para acharmos a trilha da cachu, mas não era necessário! haha..foi só emoção!)

G0274250 - Faxinal - PR

G0314392 - Faxinal - PR

Para mais informações, valores e reservas, visite o site do Hotel Fazenda Luar de Agosto.

E-mail: luardeagosto@uol.com.br / Telefone: (43) 3461-1421 / WhatsApp: (43) 99805-6132

GOPR4227 - Faxinal - PR

20180304 082527 e1520620625675 - Faxinal - PR
Café da manhã da roça do Hotel Fazenda Luar de Agosto

Dica sobre GUIAS

As entradas para as cachoeiras não são sinalizadas e muitas delas ficam em propriedades particulares cujos donos só permitem a entrada com acompanhamento de um condutor habilitado. Também por questões de segurança e aquisição de mais conhecimento, indicamos aos interessados em conhecer Faxinal que entrem em contato com a empresa Aventur Br(@aventurbr). Fizemos todos os roteiros com os guias Bruno Viesba, Fran Camargo e Flávia Ostapechen. São eles que fazem o turismo de aventura acontecer na cidade, conhecem muito bem todas as trilhas e cachoeiras e são super capacitados para planejar um melhor roteiro na região.

Whatsapp Bruno: (43) 99970-3634

Curiosidades sobre Faxinal: história e economia

Embora existam indícios de ocupação jesuítica às margens do rio Ivaí, foi apenas na década de 30, com a concessão de terras a uma colonizadora inglesa pelo governo do estado, que a ocupação do território deu-se efetivamente. Sua população estimada é de 17 mil habitantes e a principal fonte de renda encontra-se na agricultura, no comércio de varejo e em serviços gerais. Sua economia está em pleno desenvolvimento e expansão: com a chegada de novas indústrias no ramo agrícola, o município teve uma elevação do número de vagas de trabalho e a cada dia vem se firmando como Capital do Tomate, devido ao número crescente de estufas deste fruto.

Conheça também

@turismofaxinal

@faxinaldascachoeiras

@flahostapechen

Assista aos vídeos (parte I e parte II) e não se esqueça de se inscrever em nosso canal para assistir mais destinos de aventura!

Compartilhar:

Este post tem um comentário

1. Muito bom o post! Estou querendo ir pra Faxinal em breve e vai ajudar bastante. Já conheço o Hotel Fazenda Luar de Agosto e estava ouvindo falar que tem muitas mais cachoeiras por lá. O post de vocês foi providencial!! Valeu por compartilhar as experiências de vocês!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.