Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

Se você busca um destino para relaxar, belas praias, trilhas com paisagens de tirar o fôlego e um centrinho movimentado por restaurantes e música ao vivo para completar a vibe praiana, indicamos que conheça Guarda do Embaú, no litoral sul de Santa Catarina.

A vila é um destino perfeito para um final de semana, uma escapadinha curta (como fizemos, em 4 dias) ou, até mesmo, para passar as férias. Vá sozinho, em casal ou em família com crianças!

Continue lendo esse post para dicas imperdíveis: onde ficar e o que fazer em Guarda do Embaú.

IMG 4780 scaled e1593568713548 - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

  • Acompanhe as nossas viagens, aventuras e dicas em tempo real pelo Instagram: @nosdois.porai
  • Assista aos nossos clipes e vlogs, com muita informação visual, em nosso canal!

ROTEIRO DESSE POST:

  • Sobre a Guarda do Embaú;
  • Como chegar à Guarda do Embaú;
  • Quando ir à Guarda do Embaú;
  • Onde se hospedar: dica de camping e de pousada;
  • O que fazer em Guarda do Embaú: dicas imperdíveis e vida noturna;
  • Onde comer em Guarda do Embaú;
  • Descontos!
  • Recomendamos a você!

SOBRE GUARDA DO EMBAÚ

IMG 3675 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!
(foto: nosdoisporai)

A Guarda do Embaú é uma vila da cidade de Palhoça, no litoral sul de Santa Catarina. O local descoberto pelos surfistas há algumas décadas fica a 56 Km de Florianópolis.

Ou seja, em apenas 1 horinha você chega a esse paraíso, digamos assim, escondido. Inclusive, essa é uma ótima dica de bate e volta a partir de Floripa.

A “guardinha”, apelido carinhoso dado pelos “catarinas”, ganhou fama internacional por conta de sua beleza exuberante e pela vibe roots, de sossego.

Mais uma vez, se você busca um destino de ecoturismo em Santa Catarina, para se refugiar na natureza, com clima relax, Guarda do Embaú é um destino para você!

O centrinho é minúsculo, assim como toda a vila, que mal tem lugar para estacionar os carros dos visitantes.

Contudo, possui supermercados, farmácia, café, sorveterias, bons restaurantes de gastronomia litorânea (peixes e frutos do mar), pontos de açaí, crepes, lojinhas de itens de praia, roupas e artesanatos.

COMO CHEGAR À GUARDA DO EMBAÚ

  • Nós, que moramos em Guarapuava-PR, fomos com o nosso próprio carro. O trajeto dura 7:40.
  • Se você vai de outros estados do Brasil, aconselhamos pegar um voo para o Aeroporto Internacional de Florianópolis (FLN) e siga viagem de carro até a Guarda. O trajeto leva 1:00.
  •  Outra alternativa é pegar um voo para o Aeroporto Regional de Jaguaruna e siga viagem de carro por 1:30 até Guarda do Embaú.
  • Reserve um carro no seu destino na RENTCARS.COM e aproveite a sua liberdade (Lá você faz uma cotação entre as várias opções de locadoras de veículos e garante sempre o melhor preço. E ainda dá para pagar em 12x ou no boleto).

QUANDO IR À GUARDA DO EMBAÚ:

“Não tem como fugir da água gelada”! É o que muitos falam com certa razão, porque tudo depende do ponto de vista!

Se você é acostumado com as águas quentíssimas do Nordeste, vai estranhar um pouco e levar aquele choque térmico ao entrar no mar de Guarda do Embaú. Mas se você é frequentador das praias do RJ vai encarar bem de boa!

Fomos de 18 a 21 de junho, ou seja, início de inverno, e pegamos DIAS SENSACIONAIS! O tempo estava perfeito: sol, calor, sem vento e a temperatura da água agradável. Pensamos até que as crianças não entrariam no mar, porém, ao contrário, não queriam sair!

Claro que os meses de verão são mais favoráveis nesse aspecto! Entre dezembro e fevereiro, a Guarda do Embaú fica bem movimentada, justamente por ser alto verão e férias, a época preferida dos turistas.

Nessa época, porém, costuma chover com frequência. Já fui há 7 anos passar um carnaval (fevereiro) por lá e choveu bastante.

Se você prefere fugir da muvuca, pode optar por março, abril, maio e, agora, acrescentamos junho (dê uma olhada na previsão do tempo antes. Se não tiver nenhuma frente fria para o vento te congelar, pode ir sem medo). Esses meses contam com dias lindos e o tempo mais firme.

Se você está planejando surfar por lá, evite os meses entre abril a julho. É proibida a prática de esportes aquáticos nessa época, pois é quando acontece a pesca da tainha.

ONDE FICAR EM GUARDA DO EMBAÚ?

OPÇÃO 1) CAMPING BEIRA RIO – ACAMPAMENTO E CASAS
IMG 3355 - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!
Primeiro camping das crianças!

Se você quer ter uma experiência de acampar, sugerimos o CAMPING BEIRA RIO. Como o nome já diz, a área de camping fica na beira do Rio da Madre, que se encontra com o Oceano Atlântico na praia da Guarda do Embaú.

Se você nunca acampou, mas tem curiosidade de saber como é, o Camping Beira Rio é o lugar ideal para iniciantes, pois dispõe de uma estrutura completa de cozinha (geladeira, fogões, churrasqueiras, mesas e cadeiras), vestiários com chuveiro a gás (a água é quentinhaaaa), além de muitos chuveiros ao ar livre e tanques para lavar roupas.

IMG 3312 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!
Cozinha do Camping Beira Rio (foto: nosdoisporai)
IMG 3319 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!
Vestiário do Camping Beira Rio (foto: nosdoisporai)
IMG 3316 - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!
Área de tanques para lavar roupas (foto: nosdoisporai)

A área para montar as barracas é enormeeeee, embaixo das árvores. Você escolhe gramado ou areia, com pontos de eletricidade, luz e tomadas espalhados por todo o camping.

Há, ainda, slacklines e espirobol. Vic e Kalel piraram. E você também pode alugar um caiaque ou uma prancha de Stand Up Paddle para remar no Rio da Madre.

IMG 3322 - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

IMG 3326 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!
As crianças amaram o slackline do camping

IMG 3236 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

No camping, é possível fazer fogueira. Pense na diversão da nossa primeira noite após o jantar: assamos marshmallows, tomamos chocolate quente e contamos histórias de terror! As crianças amarammmmm!

DIÁRIAS EM BAIXA TEMPORADA: R$40,00 por pessoa. Crianças de 5 a 10 anos pagam meia e menores de 5 anos não pagam.

Se você ainda não quer se arriscar dormindo em barraca, o Camping Beira Rio possui casas para locação.

CONTATO: Douglas (48) 99101-1212. Acesse o site AQUI!

Reserve a sua hospedagem em Guarda do Embaú pelo Booking.com!

O QUE FAZER EM GUARDA DO EMBAÚ?

1. CURTA A PRAIA DA GUARDA DO EMBAÚ

IMG 3423 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

A partir do centrinho de Guarda do Embaú, pelo canto direito, ficam as canoas e os canoeiros que vão atravessar você ao banco de areia, entre o Rio da Madre e o mar, que é a Praia da Guarda do Embaú.

O trecho, por pessoa, custa R$4, e as crianças, dependendo da idade, não pagam. 

IMG 3569 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

Tem gente que aproveita a maré baixa para atravessar a pé ou nadando. Mas essa possibilidade depende bastante da força da correnteza no dia.

A praia é M A R A V I L H O S A! Com areia branquinha e fininha, dunas, um mar com água cristalina e até mesmo a água do rio, em determinadas épocas do ano, também, é cristalina. E assim ela estava quando fomos agora em junho com as crianças!

IMG 3429 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

IMG 3403 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

Aliás, recomendamos Guarda do Embaú se você procura um destino de praia legal para levar seus filhos. Quando fomos, as ondas estavam calmas e pequenas, ideais para os pequenos brincarem à vontade!

Na alta temporada, há barracas vendendo comidas e bebidas. Na baixa, em que tivemos a praia, literalmente, só pra gente (e os pescadores na água), levamos nosso próprio cooler com lanchinhos.

Abastecidos, pudemos passar a tarde inteira, até o por do sol na Praia da Guarda do Embaú. Brincamos no mar, na areia e nas dunas! Vic e Kalel estavam extasiados!

2. CURTA A PRAINHA
IMG 3673 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!
Vista da Prainha do topo da Pedra do Uurbu

Já, a partir do centrinho, indo ao canto esquerdo, iniciamos a trilha que vai á Pedra do Urubu, mais à frente chegamos à Prainha e, se continuarmos, chegamos à trilha do Vale da Utopia.

Portanto, não precisa atravessar o Rio da Madre para chegarmos à Prainha, que fica em frente à Praia da Guarda do Embaú, só que “do lado de cá” do rio.

 WhatsApp Image 2020 07 01 at 10.46.42 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

WhatsApp Image 2020 07 01 at 10.48.02 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

A Prainha é uma praia paradisíaca, mais isolada e bem rústica, pois não possui barracas de comidas e bebidas. Também é perfeita para estender a canga na areia e descansar ou passar o dia com as crianças, intercalando entre o banho de rio, relaxar no banco de areia com água rasa ou na piscina natural formada entre as pedras, e o banho de mar. Leve lanche.

3. PEDRA DO URUBU

IMG 3670 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

Pelo canto esquerdo do centrinho da Guarda, iniciamos a trilha da Pedra do Uurubu. Há placas sinalizando e a trilha é super fácil. Levamos de 15 a 20 minutos com as crianças (7 anos)

Lá de cima, a 130 metros de altitude, temos um visual sensacional de toda a Guarda do Embaú, do Rio da Madre e da Prainha.

IMG 3619 - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

Foi uma das trilhas mais fáceis que já fizemos para termos a vista de uma das paisagens mais lindas da vida! É obrigatório, hein!

4. FAÇA STAND UP PADDLE OU KAIAKING NO RIO DA MADRE
2 4 1030x702 1 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!
(foto: Floripa Stand Up Paddle)

No próprio camping Beira Rio, você pode alugar os caiaques e as pranchas de Stand Up Paddle (R$50 a hora).

Embora a maioria das pessoas já levam seus próprios equipamentos. Remar no Rio da Madre já é uma atividade que atrai muitos praticantes do remo.

Durante a alta temporada, há outros pontos de alugueis na praia, perto do rio.

5. TRAVESSIA DO VALE DA UTOPIA
DJI 0164 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!
(foto: nosdoisporai)

Vale da Utopia é uma porção da costa entre a Praia da Pinheira e a Guardo Embaú.

São várias as opções de trilhas para explorar o local, mas a principal é passando pela Praia do Maço, Prainha e Praia do Evori.

A travessia é considerada de nível médio, pois passamos por alguns morros com subidas e decidas, porém tranquilas de encarar (criança a partir de 6 anos encaram de boa).

Com todas as paradas, essa caminhada vai levar cerca de 5 a 6 horas. Por isso, sugerimos que você separe uma manhã inteira para ela. Lembre-se de levar bastante água, lanchinhos e, muito importante: vá com calçados adequados!

6. PRAIA DO MAÇO

maxresdefault scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

Pequena, isolada e selvagem, a Praia do Maço é a queridinha do público alternativo, que encontra ali uma ótima opção para armar sua barraca, acampar (no modo roots) e curtir o paraíso por alguns dias.

Ela fica localizada no Vale da Utopia e é acessível somente por trilha de menos de 1 hora, saindo da Praia de Cima.

Há um único estabelecimento no canto direito da praia, conhecido como o “Bar da Praia do Maço”. A estrutura é bem simples, mas dá para descansar à sombra e comer alguma coisa.

7. TOME SORVETE TAILANDÊS

images 2 - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

Em algumas esquinas do centrinho da Guarda do Embaú, há alguns containers do “Cold Stop”. Eles fazem crepes e sorvetes tailandês.

Para quem ainda não sabe o que o tal sorvete, ele consiste em você escolher os ingredientes, por exemplo, morango e nutella, e eles preparam numa chapa congelada juntamente com uma base cremosa.

Eles vão triturando os ingredientes pra ficarem homogêneos, espalham, então, a massa fininha na chapa, separam em 5/6 partes e as enrolam. Pronto! É só colocar a calda por cima!

8. APROVEITE A NOITE: CURTA UMA MÚSICA AO VIVO NO CENTRINHO

cidade guarda do embau scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

30743875 10155800602877672 4036945404820979712 o scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

Há shows de reggae e música ao vivo em diversos restaurantes do centrinho, perto da praia, principalmente na alta temporada, né.

Já na baixa, é um ou outro que coloca uma musiquinha ao vivo. Contudo, na alta ou na baixa, todos os restaurantes tocam um som praieiro. Por exemplo, jantamos no Restaurante “O Guardião” e só tocava Armandinho, Natiruts e afins.

9. COMA A PORÇÃO DE LULA À DORÊ DO RESTAURANTE O GUARDIÃO

luladore 1 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!

O Restaurante O Guardião é bem visível no miolo do centro de Guarda do Embaú. Com fachada amarela, chama atenção. Com cardápio muito variado, o restaurante serve várias porções, cervejas artesanais, mas seus carros-chefes são os pratos de peixes frescos e frutos do mar.

Para entrada, pedimos uma porção de lula à dorê e foi simplesmente UMA DAS MELHORES que já provamos! Até as crianças descobriram que também gostam de lula..kkkk…devoraram! 

A porção inteira (R$74) é muito bem servida. Nós pedimos a meia porção, que também é bem servida até para dois adultos e duas crianças!

Como prato principal, pedimos o linguado empanado com molho de camarão, acompanhado de arroz, feijão, salada, pirão e batata frita bem fininha e crocante. Vem muitaaaaa comida e até sobrou.

10. FAÇA UM LUAU NA PRAIA
WhatsApp Image 2020 07 01 at 10.49.50 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!
Jantamos na Prainha com as crianças. Preciso falar que eles AMARAM?

Como na noite anterior sobrou muito peixe e camarão, pedimos pra embrulhar a comida e guardamos a marmita na geladeira do Camping Beira Rio.

Na noite seguinte, tivemos a ideia de fazer um luau na Prainha para jantarmos isolados por lá. As crianças adoraram a pequena trilha noturna, que fizemos com lanternas.

Chegando lá, estendemos as toalhas na pedra, jantamos e observando o céu estrelado. Eu e o Nasser tomamos um vinho, as crianças, suco. Depois, fomos brincar na areia e… acreditem, entramos no mar!

Pense numa experiência inesquecível para todos nós! Todo mundo alegre, solto e vivendo apenas o PRESENTE! É impossível não se emocionar com esse momento! 

Você pode conferir no nosso vlog de Guarda do Embaú!

ONDE COMER EM GUARDA DO EMBAÚ?

Os restaurantes mais conhecidos são O GUARDIÃO e o BIG BAMBOO. Ambos ficam no miolo do centrinho da Guarda.

Além desses, há pontos de açaí, crepes e pizza.

restaurante guardião 2 scaled - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!
Restaurante O Guardião
fachada do big bamboo - Guarda do Embaú: praias, o que fazer, onde ficar e onde comer!
Restaurante Big Bamboo

DESCONTOS!

Você tem 10% de desconto nos passeios pelo Nordeste com a LUCK RECEPTIVO, utilizando o nosso CÓDIGO: #NOSDOISPORAI, clicando no nosso link AQUI!

Você ganha R$10,00 de desconto por vaga no passeio de caiaque transparente, EM MACEIÓ, com a 13MILHASBR. Basta usar o nosso código: noisdois13milhas na reserva PELO SITE AQUI!

Você tem 10% de desconto na hospedagem no SOLAR PORTO DE GALINHAS, com o CÓDIGO: NOSDOISSOLAR, nas reservas PELO SITE DO HOTEL

Você tem 10% de desconto na hospedagem no VIVÁ PORTO DE GALINHAS, com o código: NOSDOISVIVA, nas reservas PELO SITE DO HOTEL!

Você tem 10% de desconto no passeio de buggy com O MELHOR PASSEIO DE BUGGY, em Porto de Galinhas. Basta informar que viu aqui no blog ou no Instagram @nosdois.porai!

Você tem 10% de desconto nos passeios à Praia dos Carneiros e à Maragogi com a ALFAMAR TURISMO. Basta informar que viu aqui no blog ou no nosso Instagram!

Aproveite o nosso CUPOM DE DESCONTO: NOSDOISPORAI, para comprar os maravilhosos produtos naturais da BIO EXTRATUS, para cuidar dos cabelos e da pele. Entre na loja online AQUI!

DESCONTO CHIP DE INTERNET INTERNACIONAL DA YES BRASIL para você viajar conectado ao exterior! Peça-nos o seu cupom de desconto pelo Instagram (pq os códigos mudam a cada 15 dias) e adquira o chip AQUI!

15% OFF COM A COMPARAR SEGUROS DE VIAGEM! Utilize o nosso CÓDIGO DE DESCONTOa15nosdoisporai e faça a cotação AQUI!

Encontre PACOTES PROMOCIONAIS aqui no HOTEL URBANO!

RESERVE UM CARRO no seu destino na RENTCARS.COM e aproveite a sua liberdade!

RECOMENDAMOS A VOCÊ!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu