SERRA DA ESPERANÇA: CÂNION 5 SALTOS

No Cânion 5 Saltos, fazemos rapel e cascading em 5 cachoeiras, apreciamos paisagens de tirar o fôlego, vislumbramos o Morro do Chapéu por uma perspectiva diferente e, ainda, encontramos uma gruta instigante! Que tal encarar esta aventura?

Cânion 5 saltos serra da esperança guarapuava
FOTO: TONNY DELLARA

Serra da Esperança: localização e potencial turístico

A SERRA DA ESPERANÇA, em Guarapuava, a cidade em que moramos, localizada na região central do Paraná, é envolvida pela Mata Atlântica e pelo curso de inúmeros rios. Este fato, somado ao relevo acidentado da região, possibilita a formação de paisagens belíssimas e de diversas quedas d’água!

Dessa forma, a SERRA DA ESPERANÇA possui atrativos naturais, alguns à vista e de fácil acesso, outros escondidos, que atraem turistas aventureiros e amantes do ecoturismo! Quem nos acompanha no Instagram pelo perfil @nosdois.porai, sabe que somos adeptos do RAPEL e, por aqui, somos muito felizes, pois há uma sucessão de cachoeiras belíssimas para a nossa diversão! Desta vez, contaremos como foi a nossa aventura no Cânion 5 Saltos com a Caetê Vida ao Ar Livre!

serra da esperança guarapuava canionismo
FOTO: SKYDRONEFOZ IMAGENS AÉREAS

Caetê Vida ao Ar Livre: operadora de ecoturismo na Serra da Esperança

Como não somos habilitados a operar e nem possuímos os equipamentos necessários para o RAPEL, sempre nos aventuramos nas atividades promovidas pela CAETÊ VIDA AO AR LIVRE, dos nossos amigos, Bruno Banhuk e Rodrigo Hohl, guias de turismo cadastrados pela CADASTUR. Contatos: (42) 99969-6254 / (42) 99902-2627. A Caetê leva também o fotógrafo Tonny Dellara (@tonny_dellara) para garantir lindas fotos da sua aventura!

caetê vida ao ar livre guarapuava
BRUNO BANHUK – GUIA DA CAETÊ VIDA AO AR LIVRE

Canionismo na Serra da Esperança: Cânion 5 Saltos

Pela BR-277, escondida em meio a Serra da Esperança fica a trilha que nos leva ao Cânion 5 Saltos. Em meio à natureza exuberante, encontramos o curso do rio com uma sequência de cinco cachoeiras, perfeitas para a prática do canionismo e do acquatrekking. Ou seja, percorremos por dentro rio (sim, encharcamos as botas!) e descemos de RAPEL as cinco cachoeiras (sim, nos molhamos inteiros!). 

canion 5 saltos serra da esperanca guarapuava
TÁ NA CACHOEIRA É PRA SE MOLHAR! CACHOEIRA DAS ORTIGAS – FOTO: TONNY DELLARA

Por isso, é importante você ir com uma mochila que possa molhar e ter um saco estanque para colocar câmera, celular e o lanche da trilha! Sobre os demais itens da lista “o que levar”, o Bruno e o Rodrigo, da Caetê, fazem um grupo no Whatsapp para passar todas as informações necessárias à atividade – horário, organização, valores, o que levar.

serra da esperança guarapuava rapel canionismo
FOTO: TONNY DELLARA

……………………………………………………………………………………………………………………………………

LEIA MAIS:

Quinta da Cachoeira – opção de hospedagem na Serra da Esperança

……………………………………………………………………………………………………………………………………

Cânion 5 Saltos: o percurso

No Cânion 5 Saltos, as cachoeiras variam entre 15 e 50 metros de altura! A primeira que descemos de rapel é a Cachoeira do Tronco, com 20 metros! A segunda cachoeira é a do Jacu, com 22 metros de altura! Logo, em seguida, vem a terceira cachu, a Cachoeira das Ortigas, com 15 metros. Depois dela, percorremos quase 10 minutos por dentro do rio até chegarmos na mais alta cachu do Cânion 5 Saltos, a Cachoeira das Estrelas, conhecida também como Janela das Estrelas, com 50 metros de altura. Dela, conseguimos ter uma vista sensacional do Morro do Chapéu, um dos atrativos mais conhecidos da Serra da Esperança. A sensação de estarmos em contato íntimo com a natureza, em uma resquício de Mata Atlântica quase intocada, em meio a bromélias, avencas, samambaias, borboletas coloridas que voam constantemente ao nosso redor, pegar nas mãos água pura e cristalina, é única! Tudo se torna mais mágico quando a cortina de árvores de abre para o Morro do Chapéu! 

CANIONISMO CAETE VIDA AO AR LIVRE SERRA DA ESPERANÇA
FOTO: TONNY DELLARA
SERRA DA ESPERANCA CANIONISMO GUARAPUAVA
FOTO: TONNY DELLARA

A quinta e última cachu é a Cachoeria da Gruta, com 20 metros de altura. Como o nome já diz, descemos de rapel por uma bela queda d’água e, lá embaixo, chegamos na linda e instigante Gruta da Onça, de onde não conseguimos tirar os olhos. Era hipnotizante observar aquela paisagem!

CANIONISMO SERRA DA ESPERANCA GUARAPUAVA
CACHOEIRA DA GRUTA – FOTO: TONNY DELLARA
CANIONISMO SERRA DA ESPERANCA GUARAPUAVA
FOTO: TONNY DELLARA

A subida de volta é por uma trilha rápida de 15 minutinhos. Não sei se conseguimos descrever a beleza e a energia daquele lugar, mas você pode ver melhor no vídeo disponível ao final desse post! Então fica o pedido: faça essa atividade com a CAETÊ VIDA AO AR LIVE! O passeio dura, em média, 8 horas.

serra da esperança canionismo guarapuava
RENOVANDO AS ENERGIAS

Outros atrativos turísticos na Serra da Esperança

 Ainda na Serra da Esperança, os amantes do ecoturismo encontram o Morro do Chapéu. A formação rochosa pode vista por quem passa pela rodovia BR-277, entre Prudentópolis e Guarapuava, pois existe um mirante e um estacionamento para facilitar o acesso e a contemplação do atrativo.

morro do chapéu serra da esperança
FOTO : RÁDIO NAJUÁ IRATI

Um pouco mais adiante, sentido Foz do Iguaçu, já perto da entrada de Guarapuava, está a entrada de acesso à estrada que leva ao Parque Municipal São Francisco da Esperança.

salto são francisco guarapuava serra da esperança

Depois de sair da rodovia BR-277, o visitante percorre mais 45 quilômetros até o parque. Por um trilha cercada de verde, o turista caminha até os mirantes de contemplação do Salto São Francisco (196 metros de altura, a maior cachoeira do Sul do Brasil), bem como os pontos para descida de RAPEL e rampa de JUMP ROPE.

Quem é mais preparado, pode fazer a trilha de 2 horas à base do Salto. Lá de baixo, temos a visão do paraíso: lindos arco-íris se formam para completar um dos visuais mais bonitos que já vimos!

………………………………………………………………………………………….

Alugue o veículo para a sua viagem AQUI!

………………………………………………………………………………………….

Os acessos a esses dois atrativos são gratuitos. Porém, para a trilha à base do Salto São Francisco, recomendamos a contratação de um guia (CAETÊ VIDA AO AR LIVRE).

Compartilhar:

Post Author: nosdoisporai

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *