VOCÊ SABIA? O adjetivo PITORESCO é utilizado para designar algo que é original, característico, particular, típico, inusitado, exótico, diferente, curioso, singular. Assim é São Luiz do Purunã, um distrito de Balsa Nova-PR, situado no cruzamento da BR-277 e BR-376, entre Curitiba e Ponta Grossa, região que concentra todo o fluxo do anel viário que converge para a capital do Estado.
UM POUCO DE HISTÓRIA
O município de Balsa Nova está localizado às proximidades do Rio Iguaçu, razão pela qual se deu a sua colonização. A topografia da região oferecia vantagens estratégicas por permitir a navegação, a vigilância e a proteção das margens contra possíveis invasões. Por isso, além dos índios da tribo carijó, os primeiros habitantes da região, a cidade de Balsa Nova (até então conhecida como Rodeio) atraiu outros moradores os quais começaram a se organizar próximo ao rio, onde hoje encontra-se o Distrito de Tamanduá, na divisa com o município da Lapa. Tropas e tropeiros reuniam-se ali para se reabastecer e seguir viagem. Em 1880, foi construído o Porto Roque, que contava com uma balsa precária, mas que permitia aos moradores do isolado povoado uma alternativa de travessia. Quatro anos mais tarde, quando Dom Pedro II terminou a construção da ponte entre Cachoeira do Rio Iguaçu e Caiganga, no município de Porto Amazonas, a antiga balsa deu espaço a novos meios de transporte. Para facilitar a travessia da população, que aumentava gradativamente, uma balsa maior começou a operar, acarretando maior desenvolvimento ao povoado. Em 1920, mesmo ano em que a população comemorava seu crescimento econômico, com a instalação do cartório distrital, uma grande enchente rompeu os cabos de aço, fazendo a famosa “balsa nova” descer rio abaixo. Com o desenvolvimento impulsionado pelas serrarias e o grande movimento gerado pela proximidade com a estrada de ferro, em 1925, Balsa Nova foi finalmente desmembrada de Campo Largo e levada à categoria de município.

Nos últimos 20 anos, o Distrito de São Luiz do Purunã veio se destacado como pioneiro no desenvolvimento do turismo rural, apoiado pela presença da cultura gaúcha, graças ao tradicional Rodeio de São Luiz do Purunã, um evento familiar e que reunia seus visitantes em provas de tiro de laço, bailes sociais e acampamentos campeiros. Há mais de uma década o rodeio não acontece, mas os cânions, ♦os paredões de arenito♦, ♦os rios♦, ♦as pousadas que aliam a rusticidade do campo ao conforto e luxo da cidade♦, ♦a culinária tipicamente tropeira misturada à gastronomia italiana e alemã♦ de imigrantes que lá se estabeleceram, criam um cenário único e fascinante no interior do Paraná. Passamos um final de semana por lá e ficamos extasiados com tantas belezas naturais, riquezas culturais, população extremamente simpática e com a capacidade do local de unir o sossego do campo ao turismo de aventura! Vem com a gente e anota as dicas!
A Serra de São Luiz do Purunã é um acidente geográfico localizado na região dos Campos Gerais, entre o Primeiro e o Segundo Planalto Paranaense. É o ponto culminante do município de Campo Largo e tem 1270 m de altitude, propiciando lindas paisagens para escaladas, rapel, cavalgadas, cicloturismo, trilhas e caminhadas.
Nossa dica de hospedagem –> RANCHO P&R
Instagram: @rancho.per.luxodocampo
Estrada da Laje, s/nº , São Luis do Purunã – PR
Tel: 41. 9977- 4468
E-mail: contato@ranchoper.com.br
Conhecemos São Luiz do Purunã sem querer: o Nasser ouviu falar do Rancho P&R e resolveu fazer uma surpresa para comemorarmos nosso ‘mesaniversário’. O slogan do rancho é “LUXO DO CAMPO”, no entanto, acho que até ele foi surpreendido ao se deparar com a beleza e com o cuidado nos mínimos detalhes!
Para me levar até lá, o Nasser inventou que iríamos a um aniversário de um primo dele. Ao chegarmos no Rancho P&R, fomos recepcionados pela Patrícia e pelo Regattieri, proprietários, os quais nos levaram a uma estufa de flores linda e mimosa, mas percebi que não havia ninguém. Na mesa, um frizante espanhol com uma cesta de frutas frescas estavam preparados para nós. Eles anunciaram a surpresa: passaríamos o final de semana romântico naquele lugar maravilhoso! Além de emocionada, fiquei super ansiosa para desbravar cada cantinho, sem imaginar que seria um dos lugares mais lindos que eu já visitei! Realmente, no Rancho P&R, “o luxo e o rústico misturam-se e criam o inesperado”! Parecia que estávamos em um jardim europeu!
–> Após a calorosa recepção, fomos caminhar no jardim e sentar à beira do lago. Tomamos um frizante e fomos conhecer o interior do rancho.
Se o jardim é um luxo, imagine os cômodos do rancho! Todos os detalhes da decoração foram pensados minuciosamente com muito carinho pela Patrícia e pelo Regattieri. Os produtos do banheiro são L’Occitane, as toalhas e roupas de cama são Trussardi e a decoração rústica é ao mesmo tempo super moderna, deixando a gente com vontade de nunca mais ir embora! No quarto tem água num jarro de barro e ameixas secas numa tigela de cerâmica florida, dispostas em uma bandeja delicada, em cima de uma penteadeira, que dão o ar de vida no campo! Um mimo!
–> No andar superior, o mezanino é um show à parte! Com janelas de vidro amplas, temos a vista maravilhosa da piscina, da imensidão do campo verde e do corredor de hortênsias lá fora. O sofá e as poltronas confortáveis são um convite para relaxar, assistir a filmes no Netflix ou tirar um cochilo. No mezanino há sempre café, chá e bolo. Lá que é servido o delicioso BRUNCH aos domingos, das 10:30 às 15:30: salmão assado, omelete, pães diversos, salada de frutas, iogurtes, granola, geleias, variedade de queijos, sucos e espumantes, fazem parte do farto cardápio que degustamos sentados à mesa de frente para o janelão, apreciando a tranquilidade do interior!
–> Para quem gosta de leitura, no mezanino também tem uma biblioteca charmosíssima, com uma variedade de livros interessantes!
–> A área da piscina dispõe de espreguiçadeiras, mesas, cadeiras e uma banheira de hidromassagem com água quentinha para relaxar e assistir ao belo por do sol dos campos gerais em grande estilo!


–> O Racho P&R ainda tem um lindo bosque e um celeiro, um espaço equipado para atender desde casamentos, bodas, confraternizações empresariais, aniversários, entre outras celebrações. O local também é ideal para a realização de treinamentos, workshop, palestras, reuniões, convenções e seleção de funcionários. O mobiliário é composto por peças únicas, esculpidas a mão e passadas de geração para geração, resultado da mistura do rústico e do luxo, criando o retrô. Os acessórios são diferenciados e fazem com que você tenha a impressão de que saíram diretamente dos casamentos americanos: louças e prata disponíveis, bem como sousplat, suporte para bolo, doces e cupcakes, entre outros. O rancho também conta com churrasqueira e espaço para costela fogo de chão, SPA da noiva, redário, chimarródramo, e casa da árvore com tirolesa para crianças.


–> Não poderia esquecer de falar do Pub Escocês no subsolo, um ambiente de decoração charmosa e aconchegante. A sugestão é pedir uma pizza do Restaurante Candieiro, do Rancho Ventania, propriedade ao lado do Rancho P&R, acompanhada de um bom vinho selecionado da adega do pub.
⇒ GASTRONOMIA EM SÃO LUIZ DO PURUNÃ⇐
Instagram: @bistrosaboretradicao
Estr. da Lage (175,49 km), 4250, São Luiz do Purunã-PR —– (41) 99665-4651 / 99697-2488 / WhatsApp: 99229-9337





Estrada da Lage, km 6,5, São Luiz do Purunã-PR
Email: rventania@gmail.com / WhatsApp: (41) 9994-1113
Vizinho ao Rancho P&R, o Restaurante Candieiro fica no Rancho Ventania. Também é todo charmoso por fora e por dentro. A pizzaria funciona todos os sábados, a partir das 19:00, com 36 opções, em ambiente aconchegante, sendo o ponto de encontro dos Amigos de São Luiz do Purunã. Para os hóspedes do Rancho P&R, pode ser feito o pedido por telefone com muita comodidade. Aos domingos, o restaurante serve almoço no sistema buffet, a partir das 12:00. A deliciosa comida do campo é aliada a um toque de requinte, variando a cada final de semana, com 10 tipos de saladas cuidadosamente elaboradas, 12 pratos quentes, e deliciosas sobremesas. Para nós, foi uma experiência gastronômica sensacional, outro “musto go” em São Luiz do Purunã!
Instagram: @hotelfazendacaina
Estrada da Lage nº 5000, Distrito de São Luiz do Purunã-PR / Fone: (41) 3392-7072
O Hotel Fazenda Cainã é lindo, possuindo chalés que vão dos rústicos aos luxuosos, como o Charles Darwin, feito de container, vidro e decoração agradável. O Restaurante Parador das Tropas é aberto ao público e serve comidas típicas da culinária do Sul, tendo como especialidade a ovelha e a costela em fogo de chão, acompanhadas por um delicioso feijão carregado, arroz carreteiro e deliciosas sobremesas caipiras. Foi uma incrível experiência gastronômica num lugar agradável e cercado de verde.
LAZER – CENTRO DE TREINAMENTO MAURO LEITE (CTML)
Email: ctml.equestre@gmail.com — WhatsApp: (41) 99827.4565 — Facebook: www.facebook.com/ctml.mauroleite
Cursos de Doma Racional e Treinamento de Cavalos, Aulas de Equitação, Hospedagem de Cavalos, Estágios
No CTML, a cavalgada é diferente, o Mauro leva-nos a campo para escolhermos nossos cavalos, aprendemos como misturar a ração e a chamar os equinos. Feita a escolha das éguas, fazemos um trajeto de volta ao centro de treinamento, o qual leva duas horas, passando por algumas da paisagens mais bonitas dos Campos Gerais, plantações de eucaliptos, pinheirais, pela prainha do Rio dos Papagaios, e seguindo por dentro do rio. A sensação de liberdade é única! Também dá para fazer outro trajeto a fim de assistir ao por do sol no cânion. Para quem nunca cavalgou, a oportunidade está no CTML, pois os cavalos são mansos, obedientes, e o peão que nos acompanha no trajeto é atencioso e paciente. Já para quem tem prática com a cavalgada, há trechos legais para dar uma corrida com o cavalo e sentir uma adrenalina! São diversos roteiros: de uma hora, duas horas, meio dia ou o dia inteiro, e os passeios podem ser individuais, em casal, em família ou em grupo. Super indicamos!!
É isso aí! Esse foi o nosso roteiro de dois dias no pitoresco município paranaense, São Luiz do Purunã! Espero que tenham gostado e sigam as dicas! Assistam os vlogs abaixo e não se esqueçam de se inscreverem no nosso canal do Youtube para mais vídeos de aventuras e viagens!
Kisses, Kisses, Lyla!
3 thoughts on “
São Luiz do Purunã
Conheça um Paraná pitoresco!”Mayara Guimarães
(25 Fevereiro, 2018 - 16:04)Olá queridos,
Sigo o insta de vocês e como amante do ecoturismo, gostaria de conhecer alguns lugares que voces foram também!
Queria passar um fds no capitólio e conhecer tambem Pirenópolis, fica muito distante. Voces conseguiram fazer estes dois destinos como? Foram seguidos ou em momentos diferentes?
Outra coisa, da pra conhecer foz do iguaçu depois de conhecer essas trilhas de pirenopolis?
Obrigada!
nosdoisporai
(26 Fevereiro, 2018 - 23:35)Olá, Mayara! Tudo bem? Obrigada por acompanhar nossas aventuras! Em junho do ano passado fizemos uma road trip pelo Brasil, passando pelos seguintes destinos em ordem: Gramado, Floripa, Goiânia, Pirenópolis, Chapada dos Veadeiros, Jalapão, descendo para o Capitólio, São Paulo e retornando ao Paraná. Acreditamos que se você disponibilidade de dias para a viagem, tem como fazer Pirenópolis e Capitólio no mesmo roteiro. De carro, são 11 horas de viagem entre Piri e Capi, então coloque um dia de estrada. Some agora 3 dias em Piri e 3 dias em Capi, que é o que precisam para conhecer os dois lugares. Uns 7 dias está tranquilo para matar os dois destinos!
Foz do Iguaçu a Pirenópolis são 18 horas de carro, então fica mais complicado. Precisariam de 2 dias só de estrada para a locomoção. Mas se tiverem disponibilidade de dias, uns 15 dias, acreditamos que dá pra fazer sim!
Samual Stanphill
(23 Março, 2018 - 7:35)My brother recommended I may like this web site. He was entirely right. This publish actually made my day. You can not consider just how so much time I had spent for this information! Thank you!