Trilha da Pedra Redonda

Monte Verde-MG

A Pedra Redonda é um dos atrativos turísticos mais famosos de Monte Verde-MG por ser de fácil acesso e curta extensão!

pedra redonda - roteiro serras verdes

Monte Verde! O nome já diz tudo! O distrito de Camanducaia, Minas Gerais fica a 1.555 metros acima do nível do mar e é envolvido pelo arzinho gelado da Serra da Mantiqueira. É muito VERDE compondo paisagens lindamente VERDES, que podem ser avistadas, principalmente, dos topos das pedras e picos da região.

Para quem ama aventuras e subir montanhas como eu e o Nasser, se apaixona à primeira vista por Monte Verde e por seus atrativos naturais! São basicamente 5 trilhas principais: Pedra Redonda e Pedra Partida, as quais possuem o mesmo ponto de início, Chapéu do Bispo, Pico do Selado e Platô. Decidimos fazer a trilha da Pedra Redonda por ser um passeio obrigatório para quem visita Monte Verde!

A Pedra Redonda tem 1990 metros de altitude, trilha de 880 metros de extensão e nível de dificuldade fácil! Bem demarcada e sinalizada, com escadas de madeira em diversas partes, é um passeio para toda a família, com duração de 1h30min (ida e volta)! Depois de percorrer os primeiros 600 metros, chegamos a um mirante, onde foi construída uma plataforma de madeira; aproveitamos para curtir o visual e descansar, já que, a partir dali, a trilha fica um pouco mais íngreme. 

pedra redonda - roteiro serras verdes

pedra redonda - roteiro serras verdes

O topo e o visual da Pedra Redonda

Apesar de não ser tão alta quanto a sua vizinha, Pedra Partida, da Pedra Redonda podemos admirar uma das melhores vistas aéreas da região! Lá, estaremos  exatamente na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo – há uma marcação na rocha indicando onde ela passa. De um lado, temos uma visão ampla de toda Monte Verde; do lado oposto, mais de um quilômetro abaixo, pode-se observar a vila de São Francisco Xavier, no município paulista de São José dos Campos.

O topo da Pedra Redonda é bastante amplo e relativamente plano, com muito espaço para sentar, descansar, apreciar a bela paisagem ao redor e até fazer um piquenique. A pedra é um ponto privilegiado para se admirar o por do sol, e muitas pessoas permanecem no topo até o fim da tarde para curtir o espetáculo, o que se torna um programa muito bacana em Monte Verde! Para isso, não se esqueça de levar uma lanterna para retornar no escuro. Também é interessante subir logo no início do dia, quando o vale abaixo ainda está totalmente coberto pelas nuvens! Dizem que o cenário é impressionante! Lá em cima dá para fazer várias fotos criativas. É só usar a imaginação!

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

LEIA TAMBÉM:

Roteiro Gastronômico em Monte Verde

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

pedra redonda - roteiro serras verdes

pedra redonda - roteiro serras verdes

pedra redonda - roteiro serras verdes

pedra redonda - roteiro serras verdes

pedra redonda - roteiro serras verdes

roteiro serras verdes - pedra redonda

Como chegar à Pedra Redonda:

Para chegarmos ao início da trilha da Pedra Redonda que fica a aproximadamente 3,5 km do centro de Monte Verde, devemos subir a Avenida das Montanhas até o final. A subida é enorme, longa, de terra e muito esburacada, tornando-se difícil para uma caminhonete normal ou carro convencional. Quem se arrisca a ir a pé, também fica coberto de terra e come muita poeira!

Por isso, mais do que recomendamos a subida com uma das Land Rover 4×4 da Roteiro Serras Verdes. O motorista nos deixa no local onde iniciamos a trilha com segurança, guia-nos ao topo da pedra, fornecendo informações pertinentes, ainda é fotógrafo! A Roteiro Serras Verdes também faz o City Tour completo em Monte Verde, expedições a cachoeiras ao redor do distrito, tem parcerias com a Fazenda Radical, com a Fazenda Esperança e com passeios de quadriciclo.

roteiro serras verdes - pedra redonda
Land Rover Roteiro Serras Verdes

Informações Roteiro Serras Verdes:

E-mail: contato@roteiroserrasverdes.com.br / Whatsapp: (35) 98868-2116

Quiosque na Avenida Monte Verde, principal rua do distrito, em frente ao Shopping Celeiro.

…………………………………………………………………………………………………………………………

Quer alugar um carro para conhecer Monte Verde-MG? Indicamos a Rentcars.com! Clica nesse link e nos ajuda a fornecer mais dicas de viagens para vocês!

https://www.rentcars.com/?requestorid=1182

………………………………………………………………………………………………………………………..

Dicas para fazer a trilha da Pedra Redonda:

  • Vá de tênis ou bota de trilha;
  • Use calça comprida;
  • Leve uma mochila de costas com água, protetor solar e repelente;
  • Fizemos a trilha de manhã e como iríamos conhecer um restaurante na hora do almoço, decidimos não levar lanches. Mas se você fizer a trilha no final da tarde e ficar para assistir ao por do sol, aconselhamos levar algumas comidas e bebidas! Leve também lanterna (de cabeça, de preferência, para manter as mãos livres).

Outras trilhas:

Pico do Selado

  • Altitude: 2082 m
  • Extensão: 2400 m
  • Dificuldade: difícil
  • Duração ida e volta: 3 horas

Pedra Partida

  • Altitude: 2046 m
  • Extensão: 1600 m
  • Dificuldade: moderado
  • Duração ida e volta: 3 horas

Chapéu do Bispo

  • Altitude: 1955 m
  • Extensão: 650 m
  • Dificuldade: fácil
  • Duração ida e volta: 1 hora

Platô

  • Altitude: 1945 m
  • Extensão: 1200 m
  • Dificuldade: moderado
  • Duração ida e volta: 1 h 30 min

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

LEIA MAIS:

Conheça Capitólio, em Minas Gerais

Conheça o Jalapão

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Assista ao nosso vídeo no Youtube: Pedra Redonda com a Roteiro Serras Verdes. Não esquece de se inscrever em nosso canal e ativar as notificações para ficar ligado em nossas aventuras!

Compartilhar:

Post Author: nosdoisporai

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *