Final de semana em Morretes/PR

Roteiro para toda a família!

Confira nossas dicas em Morretes: passeios, hospedagem, restaurantes e acesso!

Morretes é um destino turístico muito procurado por casais, por ser pitoresca, com ruas de pedras charmosas e gastronomia peculiar que conferem o ar de romance ao lugar, por aventureiros, pois está cercada de montanhas, rios cachoeiras e trilhas, e por artistas em busca de inspirações nas referências históricas, nas belezas naturais da Mata Atlântica, na paisagem urbana e no vai e vem de pessoas às margens do rio Nhudiaquara, que atravessa o centro da cidade!

20161022 143310 - Final de semana em Morretes/PR

Nós, porém, pensamos em explorar o potencial turístico de Morretes em família, em virtude das férias escolares de julho das crianças! Tudo, porque abriu, em março (2018), o Ekôa Park, o qual oferece uma proposta que é a nossa cara: alia consciência ecológica e o amor pela natureza a atividades de aventura! Para isso, ficamos hospedados na Casa da Estação, um lindo casarão antigo, ao mesmo tempo super moderno, com um jardim de 9 mil m², piscina e cantinhos aconchegantes para relaxar! 

Ekôa Park - bolha humana
Bolha humana no Ekôa Park.
Ekôa Park, voo cativo de balão
Fizemos o voo cativo de balão (40 metros) e descemos de rapel. Crianças a partir de 7 anos podem fazer a atividade.

Casa da Estação, Morretes/PR

Casa da Estação, Morretes, Paraná
Casa da Estação, nossa charmosa pousada em Morretes/PR

Conhecemos também, os restaurantes e bistrôs charmosos da cidade, onde experimentamos o melhor da gastronomia local, como o famoso e tradicional barreado, a banana flambada de sobremesa e os pratos à base de peixes e camarões!

Morretes – Localização e História:

Morretes, é uma cidade histórica da região litorânea do Paraná, localizada ao pé da Serra do Mar, que nos encanta com suas ruas de pedras, casario colorido e preservado desde o século XVIII. A região que era originalmente ocupada pelos índios carijós passou a receber mineradores e aventureiros de São Paulo devido à descoberta de jazidas de ouro em 1646. 

Passeio no centro de Morretes

Atravessado pelo rio Nhundiaquara, onde os turistas passeiam de caiaque, praticam Stand Up Paddle e boiacross, o centrinho histórico de Morretes é um charme só! O passeio a pé nas ruas de pedras, entre os casarões coloridos, podem levar horas se você se entretiver nas lojinhas de artesanatos, sorveterias, feirinha de produtos artesanais – à base de banana, gengibre, cachaça e mel -, igrejas, museus e outros cantinhos especiais. Além disso, você pode assistir a performances musicais de artistas locais. Para comer, há vários restaurantes e bistrôs tão charmosos e aconchegantes quanto a própria cidade! 

Morretes, Paraná
Rio Nhundiaquara com vista para o Restaurante Madalozo
Morretes - Paraná
Feirinha no centro de Morretes/PR
Morretes - PR
Kalel e Vic apreciando a vista!

Quando ir

A alta temporada em Morretes é no verão (dezembro a fevereiro). No carnaval a cidade ferve, literalmente, devido às tradições de festas carnavalescas na região, principalmente Antonina. As temperaturas são propícias aos banhos de piscinas nas pousadas, cachoeiras e à prática de esportes nas águas do rio Nhundiaquara. Se você, como nós, prefere lugares mais vazios, vá nos meses em que a temperaturas estão baixas (junho a agosto). Além de estar mais pacata, a cidade também tem todo o charme das programações de inverno!

Gastronomia em Morretes

RESTAURANTE MADALOZO

Um dos restaurantes mais antigos e tradicionais de Morretes, o Madalozo está localizado à beira do rio Nhundiaquara, sendo o destaque do cardápio o famoso barreado, acompanhado de frutos do mar e peixes no sistema de rodízio. De sobremesa, não deixe de experimentar a tradicional banana flambada! Logo na entrada, há uma mesinha com cachaça de banana, batida de maracujá e outros aperitivos típicos! Nós amamos tudo: ambiente, a vista, a comida deliciosa e o atendimento caloroso de toda a equipe de garçons!

INFORMAÇÕES:

Funciona de segunda à segunda, das 11:30 às 15:00

Rua Almirante Frederico de Oliveira, 16

Fones: (41) 3462-1410 ou (41) 9946-2192 

E-mail: reserva@madalozo.com.br

Restaurante Madalozo, Morretes-PR
Restaurante Madalozo, às margens do rio Nhundiaquara.

20180714 150526 e1532364614742 - Final de semana em Morretes/PR

Restaurante Madalozo, Morretes-PR
O tradicional barreado, acompanhado de banana.
Restaurante Madalozo, Morretes-PR
Rodízio de camarão empanado, camarão ao bafo, tilápia empanada, kibe, banana frita recheada com carne, salmão grelhado com vários molhos.

RESTAURANTE CASA DO RIO

Localizado à beira do rio Nhundiaquara, o restaurante Casa do Rio (@casadoriomorretes) é um daqueles cantinhos aconchegantes de Morretes, à luz de velas. Enquanto jantávamos, assistíamos ao espetáculo de dança CABARET SHOW, perfeito programa para um sábado à noite. Até as crianças ficaram vidradas no casal que se apresentava lindamente e com muita emoção. A comida estava deliciosa! Nós pedimos uma sequência de frutos do mar, com camarões pistola, camarões empanados, salmão grelhado e legumes; para a Vic e o Kalel, os pratos Kids, com arroz, batata frita, salada e três opções de proteína: bife, peixe ou frango. 

INFORMAÇÕES:

Funcionamento: segunda, quinta, sexta, sábado e domingo das 8h às 23h. / Terça e quarta, das 8h às 15h

Endereço: Alameda João de Almeida, 9, Centro Histórico Morretes.

Fones: (41) 99521-4383; (41) 99135-6204;  (41) 3462-1371

E-mail: casadorio@restaurantecasadorio.com.br

Restaurante Casa do Rio, Morretes/PR
Na beira do rio Nhundiaquara, está o charmoso Casa do Rio
Casa do Rio, Morretes/PR
Ambiente bem aconchegante!
Casa do Rio, Morretes/PR
Todo mundo feliz e amando a comida do Restaurante Casa do Rio.
Casa do Rio, Morretes/PR
Deliciosa sequência de frutos do mar!
Casa do Rio, Morretes/PR
As crianças amaram os pratos kids!

BISTRÔ DA VILA

É charme e aconchego que queremos em Morretes? Então , é claro que não podíamos deixar de conhecer o Bistrô da Vila (@_bistrodavila), inaugurado em 2016, bem no meio do centro histórico, onde fica o Instituto Mirtilo Trombini! Perfeito cenário para uma tarde de domingo de sol: mesas coloridas ao ar livre, dispostas abaixo de uma grande amoeira, um lindo jardim, uma boa música ao vivo, bons drinks e um delicioso e completo cardápio para completar a ‘good vibe ‘ de um cantinho especial! As refeições como o tradicional barreado e pratos com frutos do mar são preparados pela própria proprietária, que prioriza as matérias-primas locais, orgânicas e frescas! De sobremesa, experimentamos a exclusiva ‘Morangoffe’; depois, pedimos um café coado na hora, em nossa mesa, enquanto as crianças brincavam soltas no jardim! O Bistrô da Vila é realmente um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro em Morretes! 

Bistrô da Vila, Morretes/PR

Bistrô da Vila, Morretes - Paraná
Mesas coloridas dispostas à sombra de uma grande amoeira
Bistrô da Vila, Morretes - PR
Um cantinho mais charmoso que o outro no Bistrô da Villa!
Bistrô da Vila, Morretes - PR
Vic e Kalel aproveitaram e brincaram muito no jardim do Bistrô da Vila
Bistrô da Vila, Morretes - PR
Uma das refeições mais charmosas que já fizemos. Parece até que estamos num jardim europeu!
Bistrô da Vila, Morretes - PR
Espetinho de camarão com queijo coalho bem suculento e saboroso!
Bistrô da Vila, Morretes-PR
Mais um cantinho cheio de graça do Bistrô da Vila!
Bistrô da Vila, Morretes -PR
Deliciosa caipirinha de maracujá!
Bistrô da Vila, Morretes - PR
Delicioso crepe de frango com molho branco
Bistrô da Vila, Morretes - PR
Robalo grelhado com camarões e legumes grelhados! Prato perfeito e leve!
Bistrô da Vila, Morretes - PR
Morangoffe, sobremesa mais pedida do Bistrô da Vila.
Bistrô da Vila, Morretes -PR
Café coado na mesa! Um diferencial do Bistrô da Vila
Bistrô da Vila, Morretes - PR
Uma explosão de sabor!

Morretes – Acesso

Até os trajetos que levam à cidade histórica já impressionam! São caminhos coloniais, como a linda Estrada da Graciosa, sinuosa, florida e repleta de mirantes estratégicos; o Caminho do Itupava e a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, em que os trilhos do trem descem a Serra do Mar, passando por túneis, pontes gigantes, rios, cachoeiras e outros visuais exuberantes!

Desta vez, fomos pela ESTRADA DA GRACIOSA! Saindo de Curitiba pela BR-116, leva-se mais 40 km até o portal de entrada da Estrada da Graciosa, no km 61, em direção a SP. São 33 quilômetros calçados em paralelepípedos. Para melhor curtir o visual e evitar acidentes, dirija devagar e vá em dias de sol, pois as curvas sinuosas tornam-se mais perigosas com a baixa visibilidade de dias com neblina. CUIDADO: ao procurar no GPS pelo caminho pra Estrada da Graciosa, o seu aparelho pode te guiar a uma rua chamada Rua Estrada da Graciosa em Curitiba! Foi o que aconteceu conosco! Mas não se desespere porque o retorno à rodovia Régis Bittencourt é bem pertinho dali, e você reprograma o GPS para Morretes!

Estrada da Graciosa, Paraná
Estrada da Graciosa – 33 km de paralelepípedos, muito verdes, hortênsias e mirantes estratégicos!
Estrada da Graciosa
Ponte metálica antiga por cima do rio Itupava – Estrada da Graciosa a caminho de Morretes-PR.

————————————————————————————————————–

LEIA MAIS:

Hospedagem: Casa da Estação, Morretes/PR 

Ekôa Park – Parque Ecológico em Morretes/PR

Compartilhar:

Post Author: nosdoisporai

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *