Café da manhã na Pedra do Baú

Já pensou em contemplar o nascer do sol em cima da Pedra do Baú, tomando um delicioso café da manhã? A Altus Turismo Ecológico nos levou para conferir as belas paisagens e viver uma experiência incrível!

Nós já tínhamos uma vontade enorme de fazer a trilha da Pedra do Baú e, ao saberem que estávamos a caminho da “Suíça Mineira”, nossos seguidores do Instagram não paravam de enviar mensagens, indicando que não poderíamos deixar de subir a pedra! Pensávamos que não daria tempo de encaixar a aventura em nosso roteiro, mas deu!

20180828 063935 - Café da manhã na Pedra do Baú

Altus Turismo Ecológico – Bosque do silêncio

Ao visitarmos o Bosque do Silêncio, conhecemos a Altus Turismo Ecológico. A empresa opera o arvorismo no bosque, além de várias atividades de ecoturismo em Campos do Jordão , bem como na região da Serra da Mantiqueira. 

A Altus Turismo opera a subida com piquenique de café da manhã na Pedra do Baú, com saída às 02h30min da manhã e retorno às 10h30min. Ou seja, ao retornarmos do passeio, deu tempo de voltarmos ao hotel (Pousada Benevento), de tomarmos um banho e um chocolate quente e sairmos para aproveitar o resto do dia nos demais atrativos turísticos, sem muita alteração no roteiro de Campos do Jordão! 

 Acesso à Pedra do Baú

A Pedra do Baú (1.950 metros de altitude), localizada entre São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, é muito famosa entre os aventureiros brasileiros pelo tipo de escalada (via escadas de grampos nas rochas) e belas paisagens da Serra da Mantiqueira. Durante o percurso já é possível se deslumbrar com a vista do conjunto formado pelas pedras vizinhas, Bauzinho e Ana Chata.

O acesso à Pedra do Baú pode ser pela face norte, acesso por São Bento do Sapucaí-SP, ou pela face sul, acesso por Campos do Jordão-SP, com percurso mais longo. No período em que fomos (agosto/2018), a face sul estava interditada. Por isso, juntamente com o nosso guia, Augusto, da Altus Turismo, fizemos a trilha pela face norte, mesmo sendo um percurso mais difícil!

G1388380 - Café da manhã na Pedra do Baú

Marcamos de encontrar o guia Augusto no Bosque do Silêncio, às 02h30min. Ele estava levando todo o equipamento que precisávamos em seu mochilão e uma mochila menor com os alimentos do nosso café da manhã, a qual o Nasser se encarregou de levar. Eu levei a nossa mochila com equipamentos de trabalho, filmagem e fotografia.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Quer alugar um carro? Clique aqui para reservar pelo Rentcars.com e nos ajude a continuar com o nosso trabalho de fornecer dicas de viagens!

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

A trilha da Pedra do Baú

Como ainda estava escuro, o Augusto nos forneceu os capacetes com “head lamps”, lanternas de cabeça, e iniciamos a trilha a céu aberto, bem fácil. Após uns 20 minutos, entramos na mata fechada e a caminhada ficou mais pesada, mais íngreme.

A parte boa é que são apenas 10 minutinhos até chegarmos à base da Pedra do Baú, onde colocamos as cadeirinhas, as cordas e os ganchos necessários para subirmos a Via Ferrata com segurança!

GH018315 Moment3 - Café da manhã na Pedra do BaúGH018344 Moment2 - Café da manhã na Pedra do BaúGH018357 Moment5 - Café da manhã na Pedra do Baú

Foram mais 30 minutos subindo pelas escadarias de grampos nas rochas. Foi clareando ao longo do percurso e podíamos ter uma pequena noção da altura e das beiras de precipícios que passávamos. Ao mesmo tempo em que nos deslumbrávamos com a bela paisagem, ficávamos assustados de imaginar que alguns aventureiros imprudentes fazem a trilha sem guia e sem equipamentos de segurança!

Ao conquistarmos o topo, andamos mais 5 minutos até a ponta da Pedra do Baú, onde o Augusto montou o nosso piquenique e preparou o nosso café da manhã, enquanto contemplávamos o nascer do sol! Geeeente, pode parecer clichê, mas todo o esforço de acordar cedo, caminhar e superar o medo de altura foram recompensados!

A vista lá de cima impressiona qualquer montanhista: tapete de nuvens e lua de um lado, o nascer do sol, com suas cores e nuances do outro, além de trechos do Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais!

GH018361 Moment4 - Café da manhã na Pedra do Baú

20180828 0614570 - Café da manhã na Pedra do Baú

20180828 0556130 - Café da manhã na Pedra do Baú

20180828 065705 - Café da manhã na Pedra do Baú20180828 0700350 - Café da manhã na Pedra do Baú

IMG 20180828 061811 810 - Café da manhã na Pedra do Baú20180828 063150 e1539388585569 - Café da manhã na Pedra do Baú

20180828 062941 e1539388757318 - Café da manhã na Pedra do Baú

Ficamos sentados, em silêncio por alguns minutos, tomando um café para nos aquecermos da ventania gelada, e apenas agradecendo à vida pela oportunidade de estarmos ali! Depois de observarmos um dos fenômenos mais lindos da natureza, foi hora de atacar o farto café da manhã! Tinha sanduíche de queijo com peito de peru na chapa, bolo de chocolate, pera, barrinhas de cereal, cappuccino e suco de laranja, tá bom ou quer mais!?

Tava ótimo, mas chegava a hora de descer! Às 07:30 iniciamos a descida, com um friozinho na barriga, afinal, já estava claro e podíamos ver toda aquela imensidão com mais precisão! Confessamos que foi muito mais emocionante e interessante o trajeto: só você, o paredão e o abismo! O coração acelerava, embora a mente pedia calma, as pernas tremiam e eu me superava a cada momento, com total foco e concentração.

20180828 073910 - Café da manhã na Pedra do Baú20180828 0742110 - Café da manhã na Pedra do Baú

Em terra-firme, depois da adrenalina e a endorfina correndo no sangue, veio a sensação boa de “missão cumprida”. Mais um lugar mágico riscado da bucket list, mais um sonho realizado!

O total do trajeto, desde a saída do estacionamento até a volta, é de 5 Km, com duração entre 4 e 6 horas.

Agora, podemos afirmar duas coisas: a primeira é que a atividade é incrível e foi o ponto alto (literalmente) da nossa viagem; a segunda, é que você não pode deixar de colocar a Pedra do Baú em seu roteiro pela região!

O que levar na trilha

Como já mencionado, ao reservar a atividade com a Altus Turismo Ecológico, a empresa encarrega-se de todos os equipamentos e, para o café da manhã, você preenche uma ficha escolhendo o que deseja comer, incluindo água, frutas, bolos e sanduíches e outros snacks.

Você só precisa de preocupar com uma vestimenta adequada para trilha e escalada (legging ou calça que permita flexibilidade nos movimentos, bota de tilha ou tênis, camisa dry-fit, jaqueta corta-vento, bandana, touca) e protetor solar.

Complexo do Baú

O complexo rochoso formado pelo Bauzinho (1.760 metros), Pedra do Baú (1.950 metros) e Ana Chata (1.670 metros), um  verdadeiro parque de ecoturismo. Nele, é possível fazer trekkings, escaladas, mountain bike, rapel e voos de paragliding e asa-delta. 

Aos que buscam um programa mais leve, o Bauzinho é uma boa pedida, já que a rocha é acessível a qualquer pessoa sem grande esforço físico, já que conseguimos ir de carro até boa parte da subida. Do estacionamento ao topo são apenas 10 minutos de caminhada. Dele, temos a vista dos paredões da Pedra do Baú. A Altus Turismo Ecológico também opera o rapel na Ana Chata. 

Melhor época para subir a Pedra do Baú

Entre abril e setembro, período com menos chuva e céu mais azul, aumentando as chances de vistas espetaculares. Porém, o frio é mais intenso. Fomos em agosto e foi perfeito! Friozinho de madrugada, mas nos aquecemos com a atividade de subida; céu azul o tempo inteiro, sol a pino e a temperatura em torno de 16 graus, uma delícia!

Onde se hospedar

No dia em que fizemos a trilha da Pedra do Baú, estávamos hospedados na Pousada Benevento, no bairro Capivari, em Campos do Jordão, há 10 minutos do Bosque do Silêncio e perto dos principais atrativos turísticos da cidade. Uma pousada super mimosa, aconchegante, com uma vista linda e café da manhã delicioso! 

Para quem deseja curtir a calmaria da Serra da Mantiqueira e ficar um pouco mais afastado do centro, recomendamos a Pousada Alto da Boa Vista. Com quartos e chalés super aconchegantes, hidromassagem no deck e uma vista linda para o vale, nem precisamos sair da pousada! Tiramos o dia de descanso para relaxar na sauna privativa do nosso chalé e, à noite, ter uma experiência deliciosa e romântica no Restaurante Pontremoli, no próprio hotel!

Reserve a sua pousada AQUI!

Assista ao nosso vídeo no Youtube e não esqueça de se inscrever no nosso canal!

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

LEIA MAIS:

Pico Camapuã

Pico Paraná

 

 

Compartilhar:

Post Author: nosdoisporai

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *