Salto Barão do Rio Branco

478 degraus para o paraíso, em Prudentópolis-PR!

Salto Barão do Rio Branco

O Salto Barão do Rio Branco é utilizado para a geração de energia elétrica, através de uma Pequena Central Hidrelétrica, de propriedade da “Santa Clara Indústria de Cartões”.

As escadarias de ferro do Salto Barão de Rio Branco dão acesso à antiga fábrica de cartões

Estamos aqui novamente para continuar o nosso roteiro no município de Prudentópolis- PR, a Terra das Cachoeiras Gigantes! Desta vez, iremos apresentar o Salto do Barão do Rio Branco, 64 metros de altura, e grande volume d’água. Depois do Salto Manduri, é o mais próximo do portal da entrada da cidade. O acesso é pelo topo da cachoeira, onde estacionamos os carros junto às ruínas de uma fábrica antiga. Lá de cima do mirante, é possível observar o salto e o cânion do Rio dos Patos. Para chegar à base da “cachu”, é preciso descer uma escadaria de 478 degraus. Até parece cansativo, mas é muito tranquilo, de verdade.

IMG 20161218 WA0059 - Salto Barão do Rio Branco
Estacionamento entre as ruínas de uma antiga fábrica
IMG 20161218 131810 - Salto Barão do Rio Branco
Mirante com vista para o Salto Barão do Rio Branco e Cânion do Rio dos Patos

15493585 145967685888622 6850261360672334411 o - Salto Barão do Rio Branco

Chamamos atenção aos cuidados que devemos ter: com a natureza não se brinca! No local, há uma placa de advertência que uma família pendurou, após perder o filho, um jovem engenheiro, que por uma atitude inconsequente, acabou servindo de exemplo aos demais visitantes! Não tente pular ou nadar embaixo da cachoeira, pois você nunca sabe por onde passam os repuxos e as correntezas. Contente-se em apreciar a queda d’água, tomar um banho na beira do rio, armar um piquenique, fazer um lanche saudável, bater um papo e relaxar. Aproveite para se desligar da rotina, dos problemas, do trabalho e, é claro, tire muitas fotos para eternizar aquele momento. Apesar de o lugar ter um excelente potencial para rapel e rafting, vá com uma equipe especializada e conhecedora da região. Não pode acampar no local, até porque o terreno é pedregoso, inviável para armar barracas.

IMG 20161218 211148 - Salto Barão do Rio Branco

15443287 145277369290987 4410396582438980535 o - Salto Barão do Rio Branco

IMG 20161218 125725 - Salto Barão do Rio Branco

20161217 165126 - Salto Barão do Rio Branco

20161217 163815 - Salto Barão do Rio Branco

478 degraus para chegar à base do Salto Barão do Rio Branco

O QUE LEVAR NA MOCHILA

Protetor solar, repelente de mosquitos, toalha, lanches leves, bebidas refrescantes (lembrando que bebidas alcoólicas e aventuras não combinam), máquina fotográfica, disposição e muita energia positiva para que o Sol esteja lá, brilhando com toda intensidade. Com certeza este programa será memorável para você, sua família e amigos.

COMO CHEGAR

Na BR-373, passar da entrada de Prude, e seguir sentido Ponta Grossa. Depois de aproximadamente 9 Km, você passará por cima do Rio dos Patos, que é o mesmo rio do Salto em que queremos chegar. Haverá uma enorme placa na BR sinalizando a entrada à esquerda para a estrada de chão que levará ao Salto Manduri e Barão do Rio Branco. Todo o percurso é bem sinalizado e não tem como errar! A estrada também está em ótimo estado de conservação, sem buracos.

DICA IMPERDÍVEL DE PARADA OBRIGATÓRIA

Na ida aos Saltos Manduri e Barão, paramos para almoçar no Chalé Colonial Costenaro, o qual fica na BR-373, Km 262,5, Rio dos Patos, Prudentópolis, logo depois do portal de entrada da cidade. O “chalezinho”, como é popularmente conhecido, é um must-stop, queridinho dos motociclistas e dos viajantes, e o motivo será facilmente identificado assim que você experimentar as comidas típicas disponíveis. Vale a pena provar o melhor pão de queijo da região, acompanhado de um suco de uva integral bem saudável. Também tem produtos produzidos no “quintal de casa”, tendência internacional dos grandes chefs, os quais priorizam e valorizam os produtores de suas regiões. Daí, você pode fazer uma comprinha básica para levar para casa: cracóvia, vinhos e queijos, compotas, doces e outros alimentos fresquinhos. Para o almoço propriamente dito temos duas opções: o Buffet por quilo ou rodízio de carnes. Mas, lembre-se de não comer demais antes de se aventurar!

Agora é com você! Escolha um dia de folga, uma boa companhia, arrume as mochilas, calce as botas de trilha, revise o veículo e vá explorar um novo lugar e uma nova cultura. Isto é viver com plenitude! Isto é dar valor ao dom da vida! Até a próxima!

LEIA MAIS CACHOEIRAS EM PRUDENTÓPOLIS:

Recanto Perehouski

 

 

 

Compartilhar:

Post Author: nosdoisporai

1 thought on “

Salto Barão do Rio Branco

478 degraus para o paraíso, em Prudentópolis-PR!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *