Faxinal – PR

A Capital das Cachoeiras e do Turismo de Aventura no norte paranaense!

Faxinal: cidade no centro-norte do Paraná a 329 km de Curitiba, 100 km de Londrina e 220 km de Guarapuava.

De pequena e pacata, Faxinal torna-se gigante e agitada quando o assunto é AVENTURA! O turismo é uma atividade que promete colocar a cidade nos holofotes de trilheiros e aventureiros da região, do Brasil e já atrai turistas do mundo inteiro!

Parte de cima da Cachoeira Chicão II
Chicão II (48 metros)

O slogan “Capital das Cachoeiras e do Turismo de Aventura”

Localizada entre os 2º e 3º Planaltos Paranaenses, a 840 metros de altitude, a região de Faxinal está repleta de acidentes geográficos muito interessantes. Os rios encontram falhas nas rochas e caem de alturas que variam de 2 a 150 metros, formando belíssimas cachoeiras e criando cenários exuberantes. As formações rochosas, as encostas e pedras que formam grutas e fendas, encerram um tesouro de paredões, vales, rica flora e um dos maiores conjuntos de cachoeiras do Paraná, propiciando a prática de esportes como o RAPEL, TREKKING, AQUA TREKKING, BOIA CROSS, TIROLESA RAPELADA, CANIONISMO, entre outros! E para os amantes do ecoturismo radical com quilômetros de distância, as trilhas agrestes, cortadas por rios de águas transparentes, e a natureza intocada suavizam a jornada.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

LEIA MAIS

Salto Rickli

Cachoeira dos Turcos

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

As cachoeiras

São cerca de 100 quedas catalogadas, quase todas em um raio de 10 a 20 km do centro da cidade e acessíveis por trilhas bastante fáceis e curtas. As que visitamos foram: Chicão I (33 m) e Chicão II (42 m) no mesmo curso do rio Bufadeira; Cachoeira da Pedreira (15 m); a pequena Três Barras de apenas 5 m, mas propícia ao lazer; Cachoeira da Fonte (62 m), e os imponentes Salto São Pedro (125 m) e Véu de Noiva (150 m). Devido à virose que eu (Lyla) peguei, não foi possível conhecermos a Gotas de Cristal e a Bromélias que tanto queríamos. Mas Faxinal é, sem dúvidas, um destino ao qual iremos retornar, pois 03 dias não são suficientes para explorar tudo o que a cidade tem a oferecer! #ficadica para quem vier de longe reservar 01 semana para ficar na região!

Chicão I

Fica a 8 km do centro da cidade. De carro, partimos com o nosso guia, Bruno Viesba (Aventur Br), por uma estrada de chão {em ótimas condições} até chegarmos numa pontezinha de madeira, por baixo da qual passa o rio Bufadeira. Dali mesmo já podíamos escutar o barulho da cachoeira. Estacionamos o carro e fomos visualizar a Chicão I de cima! Tiramos algumas fotos escorados numa pedra, como se a queda d’água formasse uma borda infinita com o horizonte; o vale e as plantações de soja amarelinhas deixaram a vista ainda mais encantadora. E o Bruno nos disse que ninguém nunca tinha tirado uma foto ali. Por isso, demos o nome de #PortalproCéu. Do topo à base, são apenas 800 metros de trilha fácil por dentro da mata. De baixo, os 33 m de altura da Chicão I nos convidam a um delicioso banho energizante!

20180303 112629 01 - Faxinal - PR
(Portal pro Céu- Chicão I)
20180303 090233 1 - Faxinal - PR
(Chicão I – 33 m)

Chicão II

Como já mencionamos, no mesmo curso do rio Bufadeira, encontramos a Chicão II. São mais 1000 metros de trilha beirando o rio até chegarmos ao topo da cachoeira. Após contemplarmos uma magnífica vista de 42 m de altura , descemos a trilha um pouco mais perigosa, porque é íngreme, com muitas pedras que podem rolar ‘pirambeira abaixo’. Mas há várias raízes e cordas nas partes mais difíceis. Então, é só prestar atenção, tomar cuidado onde pisa, firmar as botas, e “vai que vai”! Na Chicão II, é possível a prática de RAPEL e TIROLESA RAPELADA. Ainda pode-se visitar uma caverna e mergulhar nas deliciosas águas do poço da cachu.

20180303 093130 e1520457029285 - Faxinal - PR
(Primeiro, paramos no topo da Chicão II, depois descemos a trilha à base)
20180303 101449 01 - Faxinal - PR
(Chicão II – só sentar, apreciar e relaxar)

Cachoeria da Fonte

Pegamos o carro e percorremos mais ou menos 10 km de estrada de chão até chegarmos ao Sítio Santo Antônio, da Dona Silvana e do Sr. Edivaldo. O sítio é famosíssimo não apenas pela cachoeira, mas pelo farto café rural: bolos de fubá e de milho, biscoitos, bolinhos de chuva, geleia de tomate, pães, queijo coalho e doce de leite caseiros, café com leite e sucos de frutas naturais. Turistas de várias regiões do Paraná vão lá só para comprar peças de queijos e geleias. A trilha é muito fácil e curta, sem descidas e subidas. –> (Visita à cachu + café rural = R$10,00).

IMG 20180303 WA0001 - Faxinal - PR
(Café da D. Silvana, servido no Sítio Santo Antônio)
20180303 121123 01 - Faxinal - PR
(Depois de uma cachu e um café rural, deitar na rede é tudo de bom)
G0544685 - Faxinal - PR
(Cachoeira da Fonte – 62 m)
Tempo louco em Faxinal, o que tornou tudo tão especial!
(Fez chuva, fez sol, e até um arco-íris saiu)

Cachoeira Véu de Noiva

No segundo dia, após aproveitarmos a piscina e o toboágua do Hotel Fazenda Luar de Agosto, onde estávamos hospedados, pegamos o nosso guia no centro de Faxinal, ainda pela manhã, e partimos conhecer a imponente Véu de Noiva, com seus 150 metros de altura. Percorremos 6 km de estrada de chão até a propriedade onde deixamos o carro. A partir dali, foram 30 minutos de caminhada fácil (2o a céu aberto + 10 por dentro da mata). A cachu não tem poço, mas é propícia para banho e tem vários lugares legais para sentar-se embaixo da queda d’água e sentir-se recarregado!

Um paredão hipnotizante - a imponente cachoeira de Faxinal-PR
(Véu de Noiva – 150 m)
20180304 121026 01 - Faxinal - PR
(Nossa dica de cuidados com os cabelos e pele pós-cachu: Bio Extratus)

Cachoeira das Três Barras

A cachoeira fica cerca de 20 minutos do centro de Faxinal, dentro do Balneário Raio de Sol, um local para passar o dia em família, com piscinas, toboáguas, churrasqueiras, quiosques, lanchonete e a cachoeira. Pela facilidade de acesso (trilha de 100 m) e altura (5 m), a cachu torna-se um maravilhoso playground para lazer e diversão. Na primeira parte, tem até um escorregador natural (VEJAM NO VÍDEO AO FINAL DA MATÉRIA). Há apenas um chalé para hospedagem, com uma cama de casal e duas beliches, ou seja, dá para acomodar uma família ou um grupo. Como chegar: de carro, pega-se a PR-466 em direção a Ivaiporã. Na placa indicativa do balneário, vira-se à direita, percorre-se uma estrada de paralelepípedos e basta seguir as placas. Valor entrada (day use): R$15,00.

20180304 162242 - Faxinal - PR
(Três Barras – 5 m)
IMG 2030 - Faxinal - PR
(Foto: @turismofaxinal)
20180304 164950 - Faxinal - PR
(Escorregador do Balneário Raio de Sol)
20180304 154418 - Faxinal - PR
(Área de Lazer do Balneário Raio de Sol)
20180304 154518 - Faxinal - PR
(Piscina infantil)
20180304 154523 - Faxinal - PR
(Quiosques com churrasqueiras)
20180304 154139 - Faxinal - PR
(Único chalé para hospedagem)

Cachoeira da Pedreira

É uma cachu artificial de 15 metros, numa antiga pedreira, a 10 minutinhos do centro de Faxinal. A trilha até sua base é muito fácil e curta (uns 500 m). Aproveitamos para fazermos um lanche com as Bananika Chips e tomarmos uma água.

20180303 171212 01 - Faxinal - PR
(Cachoeira da Pedreira – nossa dica de lanchinho: Bananika Chips para repor as energias, sentado de frente a um cachoeira)

Dica de hospedagem: Hotel Fazenda Luar de Agosto

Faxinal, a Capital das Cachoeiras e da Aventura, sabe unir a tranquilidade do mato à adrenalina das atividades radicais, e o Hotel Faz. Luar de Agosto traduz muito bem a simplicidade e a calmaria da roça com doses de aventura! A pousada fica a 6 km do centro de Faxinal e possui uma estrutura única de hospedagem que mistura rusticidade, conforto, sabor da roça e diversão.

Ficamos no Chalé Rústico, uma casinha de madeira no meio do mato, com varanda de frente para dois lagos. Simplesmente um charme! Tem dois quartos, o principal com cama de casal, frigobar, TV ar condicionado, e o outro com uma cama de solteiro. O banheiro tem chuveiro elétrico. O hotel fazenda também dispõe de apartamentos, outros chalés e área de camping.

20180303 074941 - Faxinal - PR
(Recepção e Restaurante – Hotel Fazenda Luar de Agosto)
20180302 171217 - Faxinal - PR
(Vista do Chalé Rústico – Hotel Faz. Luar de Agosto)
G0324425 - Faxinal - PR
(Entardecer no Hotel Fazenda Luar de Agosto – vinho na caneca)
Chalé Rústico - Hotel Fazenda Luar de Agosto, Faxinal-PR
(Chalé Rústico – interior)

No Hotel Fazenda Luar de Agosto não tem lugar para o tédio! São muitas opções para todos os gostos: tem uma área de piscina maravilhosa, com areia e quiosques para relaxar e tomar um sol; tem toboágua para quem tem mais coragem e gosta de adrenalina; tem diversas trilhas que nos levam ao banho de argila, ao Mirante da Serra e ao Mirante da Árvore, e, a imperdível trilha ao Salto São Pedro, de 125 metros, que fica dentro da propriedade. Tanto a trilha quanto a cachoeira são surreais de lindas! A gastronomia do hotel é uma atração à parte. Tudo é preparado com muito carinho e os ingredientes escolhidos com muito cuidado pela Regiane e pelo Milton, os proprietários. Eles mesmos cozinham, preparam o queijo de búfala, o pão de queijo com queijo caseiro, sucos naturais de frutas, geleias, sobremesas, mandioca frita, chips de banana-da-terra, bolos e outros quitutes da roça, deixando a hospedagem ainda mais acolhedora e especial!

(Encantados com a área de lazer e com a piscina em formato de coração do Hotel Fazenda Luar de Agosto)

20180302 180206 01 - Faxinal - PR

G0284276 - Faxinal - PR
(Esta ponte de madeira para observar o Salto São Pedro é um charme! Muito romântica.)
G0234220 - Faxinal - PR
(Atravessamos o Rio São Pedro para acharmos a trilha da cachu, mas não era necessário! haha..foi só emoção!)

G0274250 - Faxinal - PR

O banho de argila é ótimo para a circulação periférica

Para mais informações, valores e reservas, visite o site do Hotel Fazenda Luar de Agosto.

E-mail: luardeagosto@uol.com.br / Telefone: (43) 3461-1421 / WhatsApp: (43) 99805-6132

Trilha para o Salto São Pedro - Hotel Fazenda Luar de Agosto

Hotel Fazenda Luar de Agosto
Café da manhã da roça do Hotel Fazenda Luar de Agosto

Dica sobre GUIAS

As entradas para as cachoeiras não são sinalizadas e muitas delas ficam em propriedades particulares cujos donos só permitem a entrada com acompanhamento de um condutor habilitado. Também por questões de segurança e aquisição de mais conhecimento, indicamos aos interessados em conhecer Faxinal que entrem em contato com a empresa Aventur Br(@aventurbr). Fizemos todos os roteiros com os guias Bruno Viesba, Fran Camargo e Flávia Ostapechen. São eles que fazem o turismo de aventura acontecer na cidade, conhecem muito bem todas as trilhas e cachoeiras e são super capacitados para planejar um melhor roteiro na região.

Whatsapp Bruno: (43) 99970-3634

Curiosidades sobre Faxinal: história e economia

Embora existam indícios de ocupação jesuítica às margens do rio Ivaí, foi apenas na década de 30, com a concessão de terras a uma colonizadora inglesa pelo governo do estado, que a ocupação do território deu-se efetivamente. Sua população estimada é de 17 mil habitantes e a principal fonte de renda encontra-se na agricultura, no comércio de varejo e em serviços gerais. Sua economia está em pleno desenvolvimento e expansão: com a chegada de novas indústrias no ramo agrícola, o município teve uma elevação do número de vagas de trabalho e a cada dia vem se firmando como Capital do Tomate, devido ao número crescente de estufas deste fruto.

Conheça também

@turismofaxinal

@faxinaldascachoeiras

@flahostapechen

Assista aos vídeos (parte I e parte II) e não se esqueça de se inscrever em nosso canal para assistir mais destinos de aventura!

Compartilhar:

Post Author: nosdoisporai

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *