Ilha do Mel

A Ilha do Mel é um paraíso do litoral paranaense e encanta muitos turistas à procura de tranquilidade, pessoas em busca de uma vida mais roots, casais e aventureiros!

Relaxando na Praia do Farol, em frente à Pousada Astral da Ilha

EMBARQUE:

–>Pode-se embarcar para a Ilha do Mel em Paranaguá-PR ou em Pontal do Sul-PR, sendo que o trajeto pela primeira opção é de 1h30min e pela segunda, 30min. O valor do catamarã é de R$35,00 ida e volta, com saídas de uma em uma hora. Outra opção é pegar um táxi náutico a qualquer hora, pagando-se R$80,00 o trecho! Entretanto, leva-se apenas 18 min. Os veículos são deixados em estacionamentos próximos ao porto e pontos de travessia (valor da diária R$20,00).

DESEMBARQUE:

–>Existem duas opções de desembarque na Ilha do Mel: o trapiche de Nova Brasília e o trapiche de Encantadas. O local que você vai desembarcar depende de onde fica a sua pousada ou área de camping. No nosso caso, como estávamos hospedados na Pousada Astral da Ilha, tínhamos o receptivo privativo, inclusive com estacionamento para o carro. Legal né!?

Embarcamos em Paranaguá e atravessamos a baía com a lancha privativa da Pousada Astral da Ilha

Ao desembarcar na Ilha do Mel, já há vários “puxadores de malas” esperando. Eles são moradores locais que trabalham levando as malas dos visitantes até suas respectivas pousadas. Eles cobram em média R$30,00 por viagem, e você ainda pode dividir esse valor com mais visitantes.

HOSPEDAGEM:

A Ilha do Mel é um destino turístico que atrai todos os tipos de viajantes: alternativos, mochileiros, aventureiros, amantes da natureza, casais em lua-de-mel, família e parentes de noivos (lá acontecem muitos casamentos na praia com recepções nas pousadas) e turistas que procuram um pouco mais de conforto. Por isso, ao procurar hospedagem, você encontrará muitas opções de camping, hostel, casas para alugar e pousadas das mais simples as mais completas.

Por motivos de comemoração, resolvemos ficar na Pousada Astral da Ilha, muito especial e romântica. Ela nos remete ao leste asiático e os ambientes são super bem decorados!

20170121 103733 01 - Ilha do Mel

Ficamos no “Bangalô Tahiti”, a melhor suíte da pousada, por ter um deck com banheira e teto de vidro! Olha que charme essa cama! Uma delícia! E ainda rola uma surpresa para os hóspedes desse bangalô. Não revelaremos, né! Realmente foi um privilégio desfrutarmos três maravilhosos dias com o melhor astral da Ilha do Mel!

20170120 205051 - Ilha do Mel

20170120 230647 - Ilha do Mel

Fizemos o check-in, tomamos banho e fomos jantar no restaurante da pousada, o qual é um dos mais conceituados da ilha. O cardápio é bem variado: peixes, frutos-do-mar, massas, risotos, porções, sushi e caipiras de frutas exóticas, cervejas artesanais, carta de vinhos, sobremesas deliciosas, sorvetes e açaí na tigela.

20170121 223232 - Ilha do Mel

20170120 215138 746x1024 - Ilha do Mel
(Caipirinha de hibisco com canela)

ROTEIRO 1º DIA:

1. Café-da-manhã e massagem relaxante na pousada;
  2. Aluguel de bike (geralmente as próprias pousadas alugam, custando em média R$20,00 a hora ou R$60,00 o dia) para passear na Praia do Farol e ir até a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres;
  3. Devolução das bikes na pousada;
  4. Trilha de Nova Brasília à Encantadas pela praia;
  5. Gruta das Encantadas;
  6. Táxi náutico de volta à Nova Brasília;
  7. Por do sol em cima do Farol.

Acordamos às 8h, tomamos um café da manhã reforçado e delicioso na pousada. Além dos pães, bolos, frutas, iogurtes, grãos e frios, os hóspedes podem pedir omeletes na hora.

20170124 202315 - Ilha do Mel
(Café da manhã reforçado na Pousada Astral da Ilha)

Lá na pousada tem uma massagista MA-RA-VI-LHO-SA e decidimos já entrar no clima da ilha, relaxando e abstraindo as preocupações da rotina.

20170121 104328 - Ilha do Mel

Depois, alugamos a bicicleta para fazermos um dos passeios obrigatórios na Ilha do Mel: visitação à Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. De bike, levam-se apenas 20 minutinhos, a partir da Praia do Farol. Para quem dispor de mais dias na ilha ou estiver a fim de fazer uma caminhada, existe a opção de ir a pé. Levam-se 40 minutos. Para esse passeio é importante observar a maré!

G1263484 - Ilha do Mel

Aprecie o visual e a paz que o trecho proporciona. O passeio pode ser romântico, de conversas reflexivas e ainda dá para parar num quiosque e tomar um açaí à beira-mar!

20170121 125439 - Ilha do Mel

Localizada à beira-mar, a Fortaleza é o marco das conquistas portuguesas em solo paranaense. Foi construída em 1767, por determinação do rei de Portugal, Dom José I, a fim de proteger não só a baía de Paranaguá, mas todo o Brasil.

G0982988 - Ilha do Mel

G1053130 - Ilha do Mel
Na fortaleza é possível fazer uma trilha, subindo 463 metros, para visitar o mirante e as ruínas de barricadas.

G1093168 - Ilha do Mel

G1153228 01 - Ilha do Mel
Retornamos, deixamos as bikes e descansamos um pouco no lounge “jardim encantado” da pousada, um cantinho aconchegante e perfeito para reabastecer as energias.

G0882706 - Ilha do Mel

20170121 162740 - Ilha do Mel
(Picolé gourmet)

Depois de um descanso, calçamos as botas e fomos fazer a travessia da Praia do Farol à Encantadas, de aproximadamente 1 hora. Um passeio sensacional, passando por pela paradisíaca Praia do Miguel, em que nos sentimos um grão de areia na natureza.

G1273524 - Ilha do Mel

Para essa travessia também é necessário observar a maré, pois há um trecho de pedras muito perigoso de passar na maré alta com ondas fortes!

G1373783 01 - Ilha do Mel
(trecho de pedras)

Em Encantadas, o que você não pode deixar de conhecer: O pier e a gruta!

20170121 181311 01 - Ilha do Mel
(Pier de Encantadas)
20170121 184539 - Ilha do Mel
(Gruta de Encantadas)

O pier e a gruta ficam no mar de fora de Encantadas. Para pegarmos o catamarã de volta à Nova Brasília, tivemos que fazer uma trilha para chegar ao lado da baía, onde ficam os trapiches.

Chegando em Nova Brasília, fomos correndo ao Farol das Conchas para tentar pegar o por do sol. Mas o dia estava muito nublado e a vista não foi tão linda. Mas dizem que é um espetáculo em dias de sol!

20170127 074952 01 - Ilha do Mel

G1554174 01 1 - Ilha do Mel
(Desde 1872 até hoje, o Farol das Conchas orienta os navegantes da Baía de Paranaguá)

Voltamos à pousada, tomamos um banho e fomos comer no restaurante da própria pousada. Estava rolando um jazz ao vivo, muito maneiro! Aliás, no sábado à noite, o restaurante da Pousada Astral da Ilha vira o point dos turistas que se hospedam em Nova Brasília. Que noite agradável!

20170120 215302 - Ilha do Mel

20170121 230913 - Ilha do Mel
(brincadeira do garçom: mensagem do Luiz para mim..haha)

ROTEIRO 2º DIA:

1. Café da manhã na pousada;
  2. Voo de parapente em Encantadas;
  3. Tarde da Praia de Fora;
  4. Espumante na Praia do Farol;
  5. Retorno.

Na manhã seguinte, acordamos às 07 h, tomamos café da manhã e fomos de lancha até Encantadas para voarmos de parapente.

–> Quer voar também? Fale com o instrutor e proprietário da Pousada Voo Livre, o Rato.

–> Whatsapp: (41)99624-0589

G1844742 - Ilha do Mel
(Manobra parafuso)
G2075548 - Ilha do Mel
(As condições climáticas do vôo da Lyla foram mais favoráveis e ela pode voar mais alto, tendo uma visão completa da ilha, Paranaguá e Pontal do Sul)

20170122 1536240 e1506195969793 - Ilha do Mel

Após o voo, ficamos relaxando na praia e tomando um banho de mar. Depois pegamos o catamarã de volta à Encantadas.

20170122 164017 e1506196943384 - Ilha do Mel

Chegando na pousada, pedimos um espumante, fomos à Praia de Fora, com vista para o farol, armamos a canga e curtimos nossos últimos momentos na Ilha do Mel ao som das ondas!

20170122 185809 01 - Ilha do Mel

OUTRAS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM EM NOVA BRASÍLIA:

–>Pousadinha

–> Pousada das Meninas

–> Pousada Treze Luas

OPÇÕES DE HOSPEDAGEM EM ENCANTADAS:

Se você prefere um agito, é melhor ficar em Encantadas, que possui diversos bares (Captain’s Bar) e um Pub Cavalo Marinho, que traz bandas como Natiruts para tocar.

–> Pousada Fim da Trilha

–> Pousada Voo Livre

–> Pousada Bob Pai e Bob Filho

–> Recanto do Francês

Compartilhar:

Post Author: nosdoisporai

1 thought on “Ilha do Mel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *