Cachoeira dos Turcos

Rapel e Aventura com as crianças, é possível?

Que tal você proporcionar um dia ou um fim de semana diferente às suas crianças? (Por Lyla Reis)

A cachoeira dos Turcos tem aproximadamente 30 metros de altura)
(Cachoeira dos Turcos, Turvo-PR)

Desde crianças fomos acostumados a ganhar presentes e mais presentes dos nossos pais, dos parentes e dos avós. E assim fomos crescendo, juntamente com nossas expectativas de TER cada vez mais bens materiais. Assim fomos educados e educamos nossas crianças, acostumando-lhes a esperar aquela boneca que fala trezentas palavras ou aquele celular top de linha. A geração dos nossos pais ainda não era crítica em relação ao estilo de vida imposto pelo capitalismo, ditado pelo consumismo exacerbado, em que algumas datas comemorativas são utilizadas como manobras comerciais para grandes empresas venderem seus produtos.

Mesmo sendo criados em meio a esse consumo desenfreado, hoje somos mais críticos em relação ao mundo que nos cerca e temos a capacidade de agir de forma mais reflexiva frente às imposições da mídia, visto que temos mais acesso às informações e discussões de todos os tipos. Umas das questões mais discutidas na atualidade é o SER em vez de TER, e a aproximação do homem à natureza para fugir da loucura das cidades e dos problemas diários. Unindo os dois assuntos, cabe a seguinte pergunta: que tipo de pessoa você quer que seu filho seja?

IMG 20171012 135407 368 - Cachoeira dos Turcos
(As crianças faceiras brincando na água e deslumbradas com a cachu!)

20170924 135535 01 - Cachoeira dos Turcos

Se você se importa com a essência mais do que com a aparência e o status de seu filho, o primeiro passo é cuidar do estilo de vida que você oferece para sua(s) criança(s)! Se você quer formar um ser humano menos estressado e mais leve, menos infeliz porque não consegue comprar um carro do ano, porém mais grato por ter saúde, comece a trocar presentes por experiências!

Você pode começar agora! Reserve um final de semana numa pousada, em um hotel fazenda no meio do mato; poupe dinheiro e viaje com seu(s) filho(s) para a praia, para uma cachoeira; passe um dia apenas numa cachoeira e faça um piquenique com ele(s). Ensine-o(s) a caminhar em uma trilha, a olhar por onde anda(m), a prestar atenção aos barulhos da mata, a cuidar da natureza e proteger os animais. Crianças adoram bichos, além disso, a floresta é um espaço encantado no imaginário delas! Aflore essa imaginação! Instigue seu(s) filho(s) a se virar sozinho(s), a ajudar a carregar a mochila, e a tomar boas decisões. Também é legal o momento de organizar a mochila: façam juntos! O que levar? Ensine-o(s) a pensar o que pode ser útil numa determinada aventura: protetor solar, repelente, água, lanches saudáveis, frutas, toalhas, chinelos, outra muda de roupa etc.

G1650145 01 - Cachoeira dos Turcos
(nadamos no poço com as crianças até embaixo da queda d’água – será que a Vic e o Kalel se divertiram?)
G1589946 01 - Cachoeira dos Turcos
(Vic e Kalel dando as primeiras braçadas e pernadas – ensine às suas crianças a nadar, é essencial!)

G1589926 - Cachoeira dos Turcos

Respondendo à pergunta inicial, é possível, sim, fazer aventuras com crianças, pois elas estarão bem onde quer que seus pais estejam felizes em levá-las! Logicamente, devemos adequar as atividades às idades delas! Sempre montamos roteiros voltados para nossos filhos, ou tentamos adequar a programação a eles. Domingo (24/09/2017) levamos nossas crianças de quatro anos pela segunda vez em uma cachoeira (a primeira vez, levamos no Recanto Perehouski, em Prudentópolis-PR e a segunda, foi aí, na Cachoeira dos Turcos, Turvo-PR). Em ambas as vezes, procuramos cachoeiras de fácil acesso, com trilhas pequenas e espaço para montarmos um piquenique e, principalmente, com poço raso para que elas pudessem brincar na água. Levamos os avós juntos, que olharam as crianças enquanto descíamos de rapel. A intenção era reconhecer a viabilidade de descer com as crianças. No entanto, decidimos que seria arriscado levá-las ao topo da cachoeira, pois a trilha de subida era muito íngreme e escorregadia. Mas já temos outro lugar em mente para introduzi-las na atividade! O importante é que elas tiveram o contato com as cordas, capacetes e aparelhos necessários, com as trilhas, com as pedras do caminho e passaram tempo de qualidade conosco nadando e sentindo a força das quedas d’água. Precisamos dizer que elas amaram? Um dia assim é cansativo, mas gratificante e bastante marcante na infância delas! Faça isso por seu(s) filho(s) também! Dê essa oportunidade a ele(s)! Crie seus filhos para criarem um mundo melhor!

G1539885 - Cachoeira dos Turcos
(Vic aprendendo a usar a Go Pro)

As crianças jogaram a corda "para nos ajudar a sair da água". Toca aqui!

A Cachoeira dos Turcos, no Turvo-PR, fica a 31 km de Guarapuava. A propriedade do Sr. Getúlio fica à beira da BR-466 e a trilha até a cachoeira é de apenas 5 minutos de descida – bem tranquila! Lá embaixo tem bastante espaço para acampamento e piquenique, mesas e uma churrasqueira. A “cachu” tem um poço raso, mas também uma parte funda, legal para nadar. É ótimo para levar as crianças e cachorros de estimação! #ficadica

G1630071 - Cachoeira dos Turcos

Organização da aventura:

Quem organizou a atividade foi a galera do Guarapuava Adventure e da Caetê – Vida ao Ar Livre, de Guarapuava. O Bruno Banhuk (Whatsapp: 42 99969-6254) e o Rodrigo Hohl (Whatsapp: 42 99902-2627) são líderes de aventura, especializados em técnicas verticais e todos os finais de semana montam uma programação (campings, rapel, cascading, montanhas, trekking, aqua trekking, caminhadas noturnas) para os aventureiros e interessados em dar o #start na vida junto à natureza! Eles possuem equipamentos adequados e de alta qualidade para proporcionar atividades de aventura divertidas e seguras!

Screenshot 20170924 160225 01 - Cachoeira dos Turcos
(Enquanto descemos de rapel, as crianças ficaram com a vovó Socorro e com o vovô Ernesto)

Screenshot 20170924 160537 - Cachoeira dos Turcos

LEIA TAMBÉM

Salto Rickli

Compartilhar:

Post Author: nosdoisporai

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *