Bonito é lindo!

Dica de hospedagem e os melhores atrativos!

Você certamente já sabe que Bonito é um município da região Centro-Oeste do Brasil, no estado do Mato Grosso do Sul, e que suas principais atrações são as paisagens naturais, as flutuações em nascentes, os mergulhos em rios de águas transparentes, grutas, cavernas e dolinas!

Boca da Onça Ecotur, Bodoquena-MS
Poço da Lontra, Boca da Onça Ecotur, Serra da Bodoquena-MS

Talvez você não saiba que Bonito é um polo do ecoturismo em nível mundial, juntamente os municípios vizinhos, Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena, os quais integram o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, repleta de cachoeiras, inclusive, onde se encontra a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul. Estando numa região de transição entre cerrado, pantanal e resquícios de Mata Atlântica, em 2009, Bonito foi considerado um dos lugares mais lindos do país devido à rica biodiversidade! Em 2013, recebeu o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo, o World Responsible Tourism Awards, na Feira World Travel Market, em Londres .

Nós fomos com a nossa amiga blogueira, Nathália Ferreira, do @nathiblog, e com apoio da Vult Cosmética, descobrir os encantos desse destino de ecoturismo brasileiro que nos enche de orgulho!

Collage 2018 06 26 15 32 53 01 - Bonito é lindo!

Melhor época para visitação

Bonito tem clima tropical, significando que o verão – de novembro a abril – é chuvoso e o inverno, seco, o céu fica azulzinho, sem nenhuma nuvem na maior parte do tempo. Apesar de as temperaturas caírem um pouco, as águas permanecem em torno de 22º C, o que não impede os mergulhos e flutuações. Fomos no período de 8 a 13 de maio, por dois motivos: o inverno é considerado baixa temporada, ótimo para pegar não pegar os hotéis, restaurantes, centro da cidade e atrativos lotados. Também, porque é nessa época que abrem as visitações à Lagoa Misteriosa, a qual fica fechada no verão devido à proliferação de algas.

DICA DE HOSPEDAGEM: Marruá Hotel

Endereço: R. Joana Sorta, 1173 – Formoso, Bonito – MS.
Telefone: (67) 3255-6262
reservas@marruahotel.com.br
Ficamos hospedados no Marruá (@marruahotel), o qual fica próximo ao mesmo tempo do centro de Bonito e da saída para os principais atrativos turísticos. É possível locar bicicletas no hotel e pedalar aos restaurantes e lojas para curtir a noite da cidade. A estrutura do hotel é super nova, moderna e reúne simplicidade com sofisticação e conforto! Achamos a área de lazer incrível, e a área da piscina um luxo: bem linda, com palmeiras, espreguiçadeiras, mesas, mezanino e pergolado com sofás, American Bar, sauna e academia. Geralmente, quem vai a Bonito passa o dia inteiro nos passeios, retorna à noite, por volta das 18h, para tomar banho e jantar no próprio hotel ou no centro. Por isso, hospedando-se no Marruá Hotel, você toma um delicioso e relaxante banho quentinho no chuveiro a gás. Depois, é só se jogar na cama hiper confortável dos apartamentos e suítes.
Marruá Hotel - Bonito-MS
Pegamos dias lindos, de céu azulzinho, para curtirmos a piscina no Marruá Hotel, Bonito-MS
Marruá Hotel - Bonito-MS
Um dos pergolados com vista para o jardim e para a piscina – Marruá Hotel, Bonito-MS

Marruá Hotel - Bonito

Marruá Hotel - Bonito
Pergolado com vista para o jardim

20180509 093224 01 e1530038562644 - Bonito é lindo!

Marruá Hotel - Bonito
Entrada para as suítes e apartamentos
Marruá Hotel - Bonito
Mezanino e American Bar na área da piscina – Marruá Hotel

Bonito é um destino perfeito para os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura. Os passeios conseguem aliar a educação ecológica e consciência ambiental ao lazer e à curtição em meio às belezas naturais. São cerca de 40 atrações, mais as que ficam nos municípios vizinhos, incluindo os atrativos de contemplação, de aventura e de esportes radicais. Com exceção da gruta do Lago Azul e do Balneário Municipal, que são administrados pela prefeitura, todos os atrativos ficam em propriedades particulares; por isso, as visitações só acontecem através da mediação das agências de turismo, as quais mostraram um catálogo com as atividades turísticas, liberam o voucher (passaporte de entrada) e fornecem um mapa e dicas de como chegar nos locais. Esse sistema de voucher garante a remuneração de toda a cadeia produtiva do turismo no município, desde os guias até os empresários, e também  assegura que será respeitado o limite de visitações. A nossa dica de agência é a Big Tour Bonito.

Serra da Bodoquena-MS, rapel de plataforma, Bonito
Maior rapel de plataforma do Brasil, 90 metros. Boca da Onça Ecotur, Serra da Bodoquena-MS

DICA DE AGÊNCIA: Big Tour Bonito

Endereço: Rua 29 de maio, 730 – Centro

Telefone: (67) 3255-1753 / E-mail: reservas@bigtour.com.br

Desde 1994, a BigTour Bonito (@bigtour_bonito) têm a missão de elaborar e organizar roteiros que atendam o perfil de cada cliente, para melhor atender aos que desejam a contemplação da natureza, aos amantes da aventura até os loucos por esportes radicais, transformando sonhos em realidade! Por exemplo, os interessados em contemplar as belezas da região podem visitar as grutas, tomar banho em cachoeiras, rios de águas cristalinas ou passar o dia nos balneários e “praias” de rio. Já os amantes da aventura podem percorrer trilhas, fazer arvorismo, descer trechos dos rios em flutuações ou em botes, boias (boia cross), pranchas (stand up paddle) ou em caiaques infláveis (duck), ou ainda passear de quadriciclo, a cavalo ou de bicicleta. Para os mais radicais, também não faltam opções! Há opções de rapel, inclusive o maior rapel de plataforma do Brasil) e os mergulhos em rios e lagoas. Tudo isso pode ser muito bem planejado pela agência Big Tour Bonito para você!

Bonito-MS
(1. gruta do sol, Estância Mimosa; 2. maior rapel de plataforma do Brasil com 90 metros de altura, Boca da Onça Ecotur; 3. Cachoeira Poço da Lontra, Boca da Onça Ecotur; 4. Flutuação no Rio da Prata)

ESTÂNCIA MIMOSA

Na Estância Mimosa (@estanciamimosa), o guia nos levou em um passeio enriquecedor com cerca de 3h30 de duração, percorrendo 2.800 metros de trilha, onde pudemos observar macacos e aves, passando por 08 cachoeiras, sendo 07 para banho, 04 mirantes e 01 plataforma para salto. Ficamos encantados com a beleza das cachoeiras, com a cor da água! O receptivo da propriedade possui um das comidas em fogão à lenha mais famosas de Bonito (você inclui ou não o almoço no voucher), além do doce de leite! Lá também tem o passeio a cavalo! É um passeio completo e imperdível!

Estância Mimosa - Bonito
Receptivo da propriedade Estância Mimosa

Estância Mimosa - Bonito

Estância Mimosa - Bonito
Gruta do sol

Estância Mimosa - Bonito

Estância Mimosa

Estância Mimosa - Bonito

FLUTUAÇÃO NO RIO DA PRATA

Há várias opções de flutuação em Bonito e cidades vizinhas, o que deixou a gente beeeemmm louco na hora de decidirmos qual conhecermos! Optamos pelo passeio no Recanto Ecológico Rio da Prata (@recantoecologicoriodaprata), um dos mais concorridos! E com razão! A propriedade fica no município vizinho de Jardim, onde fica também a Lagoa Misteriosa. Por isso, a agência organizou nosso roteiro para fazermos a flutuação de manhã e a Lagoa Misteriosa à tarde, depois do maravilhoso almoço típico sul-mato-grossense, em fogão à lenha, na sede da fazenda. O passeio de flutuação no Rio da Prata é realizado em grupos de até 09 pessoas com o acompanhamento de um guia especializado. Ao chegarmos no atrativo, recebemos o equipamento (roupa de neoprene, botas e snorkel), já incluso no valor do voucher. Para chegar à nascente do rio Olho D’água, onde se inicia o passeio, o grupo foi transportado de pau-de-arara, passando pela mata ciliar do Rio da Prata. Na nascente do Rio Olho D’Água, uma imensa piscina natural de águas cristalinas, o guia nos orientou como seria a atividade e iniciou um pequeno treinamento de uso do equipamento. Foram cerca de 2 km de percurso deslumbrando o mundo subaquático, até o encontro dos rios Olho D’Água e o Rio da Prata. Ali, tivemos a opção de escolher entre continuar flutuando ou embarcar em um pequeno barco de motor elétrico. Vimos dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas. Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal são alguns dos companheiros durante a descida pelo rio. Não avistamos jacarés, sucuris ou lontras, como poderíamos ter encontrado (ver sucuris é comum, principalmente no inverno, mas não existem relatos de ataques a seres humanos no local). O passeio de flutuação no Rio da Prata durou cerca de 4 horas.

flutuação Rio da Prata, Jardim-MS

flutuação rio da prata, Jardim-MS

Recanto Ecológico Rio da Prata - Jardim

PRAIA DA FIGUEIRA: Balneário e flutuação em um só lugar!

E quem disse que Bonito não tem praia?! A Praia da Figueira (@praiadafigueira) é um balneário que concilia tranquilidade, aventura e lazer junto a uma natureza exuberante! Uma imponente figueira de 25 anos e que se transformou num imenso redário originou o nome do atrativo PERFEITO para turistas que desejam passar o dia relaxando nos bangalôs, nas espreguiçadeiras, à beira de uma lagoa de 60.000 m² e areia branquinha, ou ainda tomar bons drinks e petiscar deliciosas porções nos quiosques dentro e fora da água cristalina! É possível fazer flutuação no rio Formoso, nadar com os peixes, mergulhar e praticar outras atividades aquáticas: caiaque, pedalinho, tirolesa. Além disso, tem biribol, slackline e quadriciclo. A Praia da Figueira possui uma ótima infraestrutura para atender toda a família e fica a apenas 30 minutos do centro de Bonito. Nós amamos e recomendamos!

Praia da Figueira - Bonito-MS
Figueira gigante torna-se um redário muito aconchegante

Praia da Figueira, Bonito-MSPraia da Figueira, Bonito-MS

Praia da Figueira, Bonito-MS/ Bananika Chips
Levamos nossas Bananika Chips para lanchar com um chopp bem gelado

Praia da Figueira, Bonito-MS

Praia da Figueira, Bonito-MS

Praia da Figueira, Bonito-MS

Praia da Figueira, Bonito-MS

LAGOA MISTERIOSA

Situada em Jardim-MS (a 55 min de Bonito), na mesma propriedade do Recanto Ecológico Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa (@lagoamisteriosa) fica no fundo de uma dolina (tipo de formação geológica similar a um buraco), tem águas cristalinas de tons azulados, visibilidade de mais de 40 metros e profundidade desconhecida, o que confere o ar de mistério e faz com que o atrativo seja um dos mais concorridos de Bonito. Os passeios oferecidos são a flutuação e o mergulho com cilindro. Confessamos que é de arrepiar entrar numa lagoa onde ninguém, até hoje, achou o fundo! Em 1998, o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira registrou a marca de 220 metros de profundidade. A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de gênese freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, sendo a sétima caverna inundada mais profunda do Brasil. Passeio imperdível e experiência única junto à natureza!

___________________________________________

OBS: no verão, em consequência do turvamento da água, devido à proliferação de algas, as atividades de flutuação e mergulho com cilindro nas categorias batismo (8 metros para iniciantes) e básico (18 metros) são suspensas. Porém o mergulho avançado (25 metros – Advanced Open Water), continua operando o ano todo.

___________________________________________

Lagoa Misteriosa, Bonito-MS

Lagoa Misteriosa, Bonito-MS

Lagoa Misteriosa, Bonito-MS

Lagoa Misteriosa, Bonito-MS

Lagoa Misteriosa, Bonito-MS

BOCA DA ONÇA ECOTUR

Em plena Serra da Bodoquena-MS, a 01 hora de Bonito, está localizado o atrativo Boca da Onça Ecotur (@bocadaoncaecotur), um passeio completo para toda a família! Na sede da fazenda, o receptivo conta com redário, restaurante e comida em fogão à lenha, vestiários, lojinha, piscinas de águas correntes, diretamente da nascente, dois tanques cheios de peixes e uma vista deslumbrante da serra para relaxar e curtir um espetacular por do sol! O atrativo possui a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul, a Boca da Onça, com 156 metros de altura, além do maior rapel de plataforma do Brasil, com 90 metros. Descemos de rapel, subimos de volta as escadarias, percorrendo a trilha de 4 km e acompanhados de um guia. Na trilha, paramos na prainha do Rio Salobra, onde tomamos um delicioso banho nas água transparentes, e de onde temos a vista privilegiada do paredão (200 metros) do cânion do Rio Salobra e da cachoeira Boca da Onça. Também passamos por inúmeras cachoeiras: Poço da Lontra, onde renovamos as energias num banho refrescante e exploramos a gruta formada por detrás da queda d’água; Cachoeira do Fantasma; Buraco do Macaco, formação geológica que proporciona uma grande aventura (entramos a nado pelo túnel de 5 metros, adentando a gruta formada pela erosão do Córrego da Boca da Onça, onde ficamos embaixo da queda d’água)! Depois, passamos pela Cascata do Jabuti, Cachoeira da Anta, Garganta da Arara e Piscinas da Cotia, todas de belezas encantadoras! OBS: a agência irá separar um dia inteiro para esse passeio!

Boca da Onça Ecotur, Serra da Bodoquena-MS
Piscinas Naturais do Receptivo Boca da Onça Ecotur – vista para a Serra da Bodoquena
32457711 382009435538305 7133713294497415168 o - Bonito é lindo!
O batom lip butter da Vult cosmética me acompanhou em todas as aventuras!

20180512 083503 - Bonito é lindo!20180512 083638 - Bonito é lindo!20180512 083726 - Bonito é lindo!

Boca de Onça Ecotur, plataforma de rapel
Plataforma de rapel – maior do Brasil, com 90 metros de altura. Embaixo, o Rio Salobra.

20180512 100110 - Bonito é lindo!rapel de plataforma, Boca da Onça Ecotur-MS

Boca da Onça Ecotur
Cachoeira Boca da Onça, Serra da Bodoquena-MS
G2420938 01 - Bonito é lindo!
Cachoeira Boca da Onça, maior do Mato Grosso do Sul, 156 m.
Boca da Onça Ecotur
Praia Boca da Onça. Vistas do cânion do Rio Salobra e Cachoeira Boca da Onça, 156 m.
Boca da Onça Ecotur
Poço da Lontra

20180512 113126 - Bonito é lindo!

Boca da Onça Ecotur
Buraco do Macaco
Boca da Onça Ecotur
Buraco do Macaco
Boca da Onça Ecotur, Bodoquena-MS
Cascata do Jabuti
Boca da Onça Ecotur
Cachoeira da Anta
Boca da Onça Ecotur
Nosso grupo com o guia, voltando ao receptivo Boca da Onça Ecotur

O QUE FAZER NO CENTRO DE BONITO?

  1. Conhecer os peixes locais visitando o aquário;
  2. Experimentar os pratos regionais com carnes de peixe, jacaré, avestruz e outros animais exóticos (veja aqui a lista de bares de restaurantes);
  3. Visitar as lojas de Artesanato e estabelecimentos comerciais – abertos até às 22h;
  4. Visitar a Praça da Liberdade, onde se encontram esculturas de duas piraputangas, peixe abundante na região.

DICAS IMPORTANTES:

Leve sempre protetor solar, repelente e muita água para os passeios, exceto os de flutuação. Quase todos os passeios o Sistema de Gestão de Segurança (SGS) e, por isso, pedem obrigatoriamente o uso de calçado fechado.

 

Compartilhar:

Post Author: nosdoisporai

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *